Ação segue até o dia 28 de outubro com foco em crianças e adolescentes até 15 anos. Dia “D” acontece no sábado (21), com abertura das unidades de saúde, das 9h às 15h
A Secretaria Municipal de Saúde pede o apoio e o engajamento de toda população e da imprensa para a mobilização da Campanha de Multivacinação, que teve início no dia 14 e segue até o dia 28 de outubro com vistas a atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).
O dia “D” acontece neste sábado (21), com a abertura de todas as unidades básicas de saúde estarão abertas, das 9h às 15.
Leia também
- Itaipu e Fundação Itaiguapy traçam planos para aprimoramento do Hospital Costa Cavalcanti de Foz
- PRF inicia projeto de prevenção ao uso de drogas voltado para adolescentes em Foz do Iguaçu
A iniciativa abre mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Governo Federal, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país.
A iniciativa é considerada um grande movimento, com diversos atores da sociedade. A ação inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas ao longo de 2023.
“Desde o ano o ano de 2015, o Brasil vem registrando queda nas coberturas vacinais. Com isso, a população fica suscetível à reintrodução de doenças já eliminadas do território nacional e à ocorrência de surtos de doenças de baixa incidência atualmente”, comentou a enfermeira, Taiuska Cristina Bonadeu.
De acordo com o Programa Municipal de Imunização (PMI), a BCG que protege contra formas graves de tuberculose, é única vacina que tem alcançado a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, de 90%. As demais, como Pentavalente, Rotavirus, Poliomielite, Meningo C, Pneumo e Febre Amarela não atingem a meta nos últimos anos. A vacina da Influenza (gripe), por exemplo, está com a cobertura vacinal em 33% no grupo de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
O chamado é para que as famílias levem os filhos, menores de 15 anos, que, por qualquer motivo, não tenham o registro das doses, para atualizarem a caderneta e se imunizarem.
São ofertadas nesta estratégia todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas de campanha (covid -19 e influenza).