A ex-governadora do Paraná e presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti, participou no sábado (14) do encontro anual da National Italian American Foundation (NIAF) em Washington. Cida foi convidada a representar a comunidade ítalo-brasileira no evento que contou com a presença do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e da primeira-dama Jill Biden, a primeira ítalo-americana da história.
A presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi participou do palco de autoridades do tradicional jantar de aniversário da NIAF na companhia do presidente da Fundação, Roberto Allegrini; da embaixadora da Itália, Mariângela Zappia; do reitor da Luiss University, Raffaele Marchetti e de outras autoridades. Foi a 48ª edição do encontro que reuniu mais de 1.200 convidados na capital norte-americana.
Leia também
- PRF encerra operação Aparecida 2023 no Paraná
- PCdoB busca protagonismo para as eleições de 2024 em Foz do Iguaçu
“Uma honra representar a comunidade ítalo-brasileira do Paraná e do Brasil no evento e trabalhar pelo fortalecimento dos nossos laços”, afirmou Cida Borghetti.
A NIAF é uma organização fundada em 1975 para representar os mais de 20 milhões de cidadãos ítalo-americanos que vivem nos Estados Unidos. A entidade é bastante ativa no Congresso dos Estados Unidos e na Casa Branca, e promove ações em diversos se setores da economia, política e cultura.
PAINEL – A convite da Luiss University, Cida Borghetti também participou de um painel para debater a imigração italiana e seus desafios.
Cida explicou o impacto da imigração italiana no desenvolvimento do Estado do Paraná, o trabalho que vem sendo realizado pela Sociedade Giuseppe Garibaldi na preservação da cultura e da história da comunidade italiano.
Também detalhou o trabalho na coordenação da Frente Parlamentar Brasil-Itália da Câmar, a assinatura dos acordos de cooperação com Emilia Romagna e Umbria e os mais de 20 anos integrando o Com.it.es (Comitês dos Italianos no Exterior) no fortalecimento as relações do Brasil com a Itália.