Feira do Livro em Foz do Iguaçu começa nesta quinta (19), Confira a programação

WhatsApp
Facebook

Abertura contará com atividades externas e internas incluindo grande exposição e palestra de escritor convidado

A 18ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu abre nesta quinta-feira, 19 de outubro, no Clube Gresfi. A programação tem início pela manhã com atividades externas, na Biblioteca Pública e no auditório da Fundação Cultural (veja programação abaixo)
No Gresfi a programação inicia às 12 horas com a abertura do salão de expositores.

A abertura oficial está prevista para as 19h na Arena Literária com a participação de autoridades. O escritor e historiador Mamade Jarouche faz a palestra de abertura, às 19h30, e integra bate-papo sobre o prodigioso trabalho da memória shehrazadiana nas “Mil e uma noites”, com a mediação de Tatjane Garcia.

Leia também

Jarouche é professor de Língua e Literatura Árabe na USP, onde leciona desde 1992. Obteve o título de Doutor em 1998, o de Livre-Docente em 2009 e o de Titular em 2017. Entre outros trabalhos, traduziu ao português o fabulário “Kalila e Dimna”, as “Cento e Uma Noites” e o “Livro das Mil e Uma Noites”, em cinco volumes, obra pela qual recebeu os prêmios Jabuti, APCA e Paulo Rónai de tradução.

História

A exposição “Tesouros da Caligrafia Árabe” no pavilhão de expositores também será uma atração à parte na abertura da feira. Foz do Iguaçu foi a segunda cidade escolhida para sediar a exposição, que tem como objetivo fortalecer os laços culturais entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil. Os textos tratam, entre outras curiosidades, de versículos do Alcorão, trechos de poemas e provérbios.

Programação

Nesta edição, uma extensa programação com a participação de convidados foi elaborada. Estão confirmadas a presença dos escritores João Carrascoza, Luís Henrique Pellanda, Cristóvão Tezza, Renata Dembogurski, Bruno Ribeiro, Emanuela Siqueira, Cidinha da Silva, Bernardo Pellegrini, Babi Dewet, Paula Taitelbaum e Eduardo Bueno.

Além de palestras e bate-papos dentro da programação no Gresfi, alguns escritores também devem integrar oficinas em escolas e entidades. “Nossa ideia é promover a descentralização das atividades, permitindo que a comunidade possa ter acesso a esse conhecimento”, comentou Thaísa Praxedes, coordenadora da Feira.

A feira este ano tem como temática “Memória e Literatura”, tendo como homenageado o escritor Fernando Sabino, que completa seu centenário este ano. “Sabino deixou um legado literário que transcende gerações e continua formar leitores. E esse é um dos motivos principais da feira, a formação do leitor, pois queremos oferecer essa proximidade entre leitores e escritores”, afirma Thaisa.

De acordo com ela, a programação inclui diferentes atrações para um amplo público, e uma diversidade de temas como literatura, música, culturas originárias, fotografia, e gastronomia. “Na culinária teremos a participação do chef Rui Morschel que vai abordar a relação afetiva com a alimentação”.

A FILFI é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural, e das secretarias municipais de Educação, Turismo e Projetos Estratégicos, Trabalho, Juventude e Capacitação.Conta com apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Senac, Unioeste, Unila, Instituto Federal do Paraná, PlusNet e Clube Gresfi. O evento é patrocinado pela Itaipu Binacional, SESI e WMIX. A organização é da Inove Produção.

Programação

Dia 19
10h – Biblioteca Municipal – Clube do Livro com José Castillo
10h e 14h30 – Fundação Cultural – Hora da história com Suelma
12h – Abertura do salão dos expositores no Clube Gresfi
19h – Abertura oficial da 18ª edição da Feira do Livro
19h30 – Palestra na Arena Literária (Gresfi) com Mamade Jarouche
19h30 – Abertura da exposição Tesouros da Caligrafia Árabe
20h – Estande dos escritores regionais – lançamento “Fiz bariátrica, voltei para casa e agora?”, de Reginaldo Clésio

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *