Peça foi produzida e adaptada por funcionários da Biblioteca Pública e levada ao grande público durante Feira do Livro
Um coelho apaixonado por leitura, mas que roubava livros. A história adaptada e encenada pela Turma da Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes, encantou a plateia que lotou a Arena Literária em duas apresentações na programação da Feira do Livro, realizada no Gresfi.
O grupo formado por funcionários da biblioteca já está familiarizado com leitura e apresentações públicas. Todas as sextas-feiras a contação de histórias atrai um grupo de crianças com apresentações inéditas, e as quintas-feiras, foi criado um Clube de Leitura. “A gente percebeu que depois da contação, a frequência de crianças e jovens tem aumentado na Biblioteca”, conta Tereza Victória, coordenadora da biblioteca.
Leia também
- Foz do Iguaçu é apresentada no Global Halal Brazil Business Forum 2023
- Projetos de duas escolas da Rede Municipal de Foz são destaques no Televisando
Num levantamento feito pela coordenação, as visitas dobraram, de junho de 2023 a setembro de 2023. “O que eram 400, dobrou”, disse.
A peça trazida à Feira, conta a história de um coelho que roubava livros, pois não sabia que em sua cidade havia uma biblioteca, onde podia ler à vontade e depois devolvê-los. “A história trata exatamente disso, e de como as crianças podem aproveitar esse espaço na vida real”, conta Tatiane da Silva, atriz da peça e servidora da biblioteca.
Na plateia as crianças receberam com alegria os personagens. Luiza, de 8 anos, veio acompanhada da avó Zeli Machado e foi uma das ganhadoras do sorteio de vários livros feitos depois do encerramento da peça. “Eu gosto de ler, e leio para a minha mãe toda a noite. Ela fala que é para melhorar minha leitura”.
Isis, 7 anos, também veio acompanhada da mãe para assistir a peça e aproveitar as apresentações musicais e circenses dentro da Feira. “Soube da programação pelo instagram da Fundação Cultura . Minha vontade é sempre vir mais de uma vez e acompanhar as atrações. A Feira inspira arte e literatura, é uma integração com as outras áreas”, disse Mayara Brecher.
Mais de 30 alunos do CMEI Mamãe Agenoura acompanharam a apresentação empolgados. “Eles amam atividades assim. Já trabalho no cotidiano deles com livros, teatro e outras artes. É sempre uma alegria”, disse a diretora Daiane Muniz.
A programação da Feira do Livro segue até esta quinta-feira, dia 26. Os destaques do último dia inclui a Oficina Letra da Canção, às 10h na Arena Literária e o bate-papo musical com Bernardo Pellegrini, às 14h30 e a presença da escritora Babi Dewet, às 19h30.