“Lançamento do livro “Santos Dumont nas Cataratas” reúne grande público em Foz

WhatsApp
Facebook

Dr. Micael autografou centenas de exemplares. O público ficou maravilhado com a qualidade do trabalho de resgate histórico

Resgatar e documentar a história de um local é um desafio formidável. No livro “Santos Dumont nas Cataratas: ‘pretendo mesmo escrever um livro sobre o Iguaçu”, o doutor em História pela USP e professor da UNILA, Micael Alvino da Silva, conseguiu superar todas as dificuldades e realizar um trabalho incrível. O livro pode ser considerado uma das obras mais importantes para o resgate histórico de Foz do Iguaçu.

O lançamento da obra foi nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, às 19 horas, no auditório da Fundação Cultural. O evento fez parte da programação da 18ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. O público, formado por autoridades nacionais e internacionais, empresários, escritores, professores, estudantes, entre outros, lotou o local.

Leia também

O livro é uma realização do Instituto 100fronteiras e da editora EDUNILA, com o patrocínio de Itaipu Binacional e do Fundo Iguaçu, e conta com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, do Parque Nacional do Iguaçu, da UNILA e do Grupo 100fronteiras.

O livro é uma explicação histórica que promove a conexão entre o local e o global a partir da vida de Alberto Santos Dumont, de seus feitos como aviador, como articulador pan-americano e como impulsionador do turismo nas Cataratas do Iguaçu.

“Poder falar de Santos Dumond para uma plateia tão especial como essa e também poder falar de algo que conecta a nossa história local com uma história regional, nacional e global é muito empolgante”, destaca o autor Micael Alvino da Silva. Para ele, a influência de Santos Dumont na criação do Parque Nacional do Iguaçu tem duas coisas que chamam muita atenção. “Primeiro, como os cidadãos locais, o prefeito Jorge Schimmelpfeng e o hoteleiro Frederico Engel, conseguiram influenciar Santos Dumont a fazer algo. E ele imediatamente bolou um plano mirabolante. Mas tem outro elemento. Como ele, baseado na experiência dele em Niágara Falls, influencia o que poderia vir a ser a visitação das Cataratas do Iguaçu?” Explica o autor. De acordo com ele, isso é um elemento muito interessante que passou desapercebido na maioria das análises de como Niágara Falls se torna esse modelo para as Cataratas do Iguaçu. “A ideia de comparação entre Niágara e Iguaçu já existia desde 1780, mas acho que Dumont consegue sintetizar tudo isso. Podemos dizer que Santos Dumont foi a pessoa certa, no local certo e no momento certo da nossa história. Ele realmente tinha uma visão muito ampliada e usou essa experiência global e regional para influenciar a criação desse parque tão importante para a humanidade”.

Confira análises de apoiadores e incentivadores do projeto:

Instituto 100fronteiras

“O nosso instituto buscou unir, integrar e dar destaque à Tríplice Fronteira, dando ênfase à história para o desenvolvimento trinacional. Agradeço a todos que tornaram esse projeto uma realidade. Esse livro é uma celebração dos 150 anos do nascimento de Santos Dumont. Além de ser reconhecido como pai da aviação, ele projetou o Brasil no cenário global. Ele teve uma passagem muito importante por Foz do Iguaçu. A Revista 100fronteiras fez um trabalho de pesquisa em 2009 com o historiador Carlos Grellmam e o jornalista Jackson Lima, e conseguimos comprovar a passagem de Santos Dumont por nossa região. O nosso objetivo como Instituto é colocar Santos Dumont nas Cataratas do Iguaçu na biografia mundial do inventor”. Denys Grellmann presidente do Instituto 100fronteiras.

Fundação Cultural

“O professor Micael, na excelente parceria com o Instituto 100fronteiras, fez um trabalho excepcional. Acho que Foz do Iguaçu precisa contar a sua história. E esse trabalho científico é muito importante para gente conhecer um pouco mais da nossa história e passar adiante também. É um livro muito precioso para cidade.” Juca Rodrigues presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

CODETRI

“Temos que apoiar obras como essa que trazem pesquisas científicas com dados muito importantes. Isso é muito bom porque divulga para a população da região e de fora a importância que Santos Dumont teve para nossa cidade”. Roni Temp, presidente do Conselho de Desenvolvimento Trinacional (CODETRI).

Imprensa

“O livro é uma iniciativa muito boa de todos os envolvidos neste projeto. Foz do Iguaçu é quem ganha. Registrar a passagem de Santos Dumont, registrar esse fato histórico não é um trabalho fácil. Há alguns anos diziam que era mentira que ele passou por aqui. E fomos a Curitiba buscar documentos que comprovassem esse registro. E hoje transformar esse fato que ninguém acreditava em um documento que a cidade reconhece é uma vitória de todos nós. Parabenizo o Dr. Micael pela iniciativa”. Jackson Lima jornalista e historiador.

Fundo Iguaçu

“O Fundo Iguaçu tem a missão de, além de apoiar a divulgação do turismo, apoiar iniciativas locais de projetos de cultura. Isso está no nosso estatuto. Portanto, quando somos convidados a participar de projetos como esse, nós precisamos estar juntos”. Enio Eidt presidente do Fundo Iguaçu.

Parque Nacional do Iguaçu

Em nome da direção do Parque Nacional do Iguaçu, quero parabenizar o professor Micael por este livro tão importante. Esta é mais uma iniciativa que fortalece nossa região trinacional e valoriza a memória e a história cultural de nossa região. Rosane Nauderer, representante da direção do Parque Nacional do Iguaçu

Itaipu Binacional

“Este livro representa, acima de tudo, a importância da UNILA na produção de conhecimento sobre nosso território. Em nome do diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, destaco que essa parceria para a criação deste livro reflete o espírito que deve guiar nosso território, impactando em políticas públicas de cultura, ambientais, sociais e estruturais que melhorem a qualidade de vida de nossa população.” Gisele Ricobom, assistente da Diretoria-Geral da Itaipu.

UNILA

“Quero parabenizar o trabalho do professor Micael e elogiar esse conjunto de entidades que se reuniram para mais um projeto. Ressalto a importância dessa nova parceria com o Instituto 100 fronteiras, que faz parte desta cidade e deste território. A publicação de um livro pode parecer algo simples, mas não é. Aqui dentro há história, memória e uma valorização de nossa cidade e local. É muito importante que valorizemos o local onde estamos.” Diana Araújo, Reitora da UNILA

EDUNILA

“É com muita satisfação que a EDUNILA entrega este trabalho primoroso feito pelo professor da UNILA, Micael. Também quero destacar a primeira de muitas parcerias que desejamos ter com o Instituto 100fronteiras, que resultou neste belíssimo trabalho.” Andréia Moassab, coordenadora da EDUNILA.

Visit Iguassu

“O lançamento deste livro sobre Santos Dumont é de extrema importância para Foz do Iguaçu e o Destino Iguaçu. Destaca toda a genialidade desse grande homem, que contribuiu para preservar toda a floresta e as riquezas do Iguaçu. Acreditamos que Santos Dumont seja o nosso primeiro grande divulgador e merece todo o nosso reconhecimento.” Felipe Gonzalez, presidente do Visit Iguassu.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *