O prefeito Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu, assina na próxima terça-feira, 31, o termo de conversão de área para o prolongamento da Avenida João Paulo II. As obras vão interligar a via com a Avenida das Cataratas, melhorando a mobilidade urbana e contribuindo com o desenvolvimento do turismo no Destino Iguaçu.
A assinatura está marcada para às 11h, no Hotel Viale Cataratas. O projeto foi elaborado pelo Instituto Ruas, de Curitiba. “Topamos o desafio de desenvolver o projeto justamente por estar alinhado com os nossos conceitos de sustentabilidade e melhoria da mobilidade urbana. Quando a incorporadora nos procurou e evidenciou essas questões, aceitamos na hora”, disse Alex Maschio.
Leia também
- Aeroporto de Foz do Iguaçu espera cerca de 28 mil passageiros durante feriado de Finados
- Prefeitura e Defesa Civil de Foz do Iguaçu intensificam limpeza de rios e nascentes
Será implantado um novo trecho de aproximadamente dois quilômetros na Avenida João Paulo II, ligando a Rua Jorge Sanwais, na região do bairro Panorama, até a Avenida das Cataratas, passando pela Avenida Felipe Wandscheer.
Um diferencial desta obra é que a avenida será a primeira da cidade a receber pavimento de concreto usinado, material mais resistente e duradouro, que exige menos manutenção. O projeto envolve ainda a construção de uma ponte sobre o Rio Mimbi, de ciclovias e calçadas, e paisagismo.
Conversão de área
O investimento total da obra é de aproximadamente R$ 13 milhões. A viabilização será a partir do termo de conversão de área, procedimento administrativo regulamentado em fevereiro deste ano, a partir do decreto nº 31.147/2023, que permite que loteadoras executem obras de interesse do Município em processos de parcelamento de solo para fins urbanos, agilizando projetos em benefício da população.
Isso significa que, em vez da loteadora transferir uma área de reserva técnica ao município, é feita a valoração da área e conversão em execução de obra, que pode ser um equipamento público, de infraestrutura ou unidade habitacional.