Projeto que tramita da Câmara de Vereadores, apresentado pelo vereador Pier Petruzziello (PP), prevê gratuidade para pacientes que não possam arcar com os custos
O uso de medicamentos à base de canadibiol tem sido indicado para tratamento de diversas doenças, entre as quais fibromialgia, depressão e ansiedade. Em Curitiba, a Santa Casa de Misericórdia abriu um centro de terapia no qual pacientes podem se consultar e receber prescrição para receber os remédios desde junho deste ano. Agora a Câmara de Vereadores também discute um projeto de lei que pode facilitar o acesso nas unidades de saúde municipais.
Destaca o Plural Curitiba que o PL é de autoria do vereador Pier Petruzziello (PP) prevê que, para receber os medicamentos que tenham canabidiol (CBD) ou tetrahidrocanabinol (THC), os pacientes apresentam laudo médico indicando a necessidade.
Leia também
- Segue para sanção projeto de lei que denomina de Luiz Antônio Leprevost o trevo entre a Avenida Manuel Ribas e a PR- 418, em Curitiba
- Chuvas intensas no Rio Iguaçu elevam rapidamente o nível do Rio Paraná, neste domingo (29)
O texto está na Procuradoria Jurídica e foi apresentado em setembro. Em 2021 um projeto similar chegou a ser protocolado na Casa, mas arquivado. O fornecimento de medicamentos à base de canadibiol enfrenta resistência sobretudo por conta de parlamentares mais conservadores por conta da sua extração, feita a partir da cannabis sativa, a maconha.
“A presente regulamentação vem no sentido de garantir à população o direito à saúde, que é direito fundamental, elevado ao status de direitos humanos através da Declaração Universal dos Direitos Humanos do qual o Brasil é signatário desde sua publicação em 1948”, diz o texto de Petruzziello.
Continue lendo no Plural Curitiba