Na manhã deste domingo (12), 32 brasileiros e seus familiares, após várias tentativas frustradas, conseguiram deixar a Faixa de Gaza e chegar ao Egito
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou que o grupo já está em território egípcio, onde foi acolhido por uma equipe da embaixada brasileira no Cairo, que está coordenando a última fase da operação de repatriação. De acordo com o Itamaraty, os brasileiros passaram pelos controles migratórios palestino e egípcio. Duas pessoas, que inicialmente faziam parte da lista de 34 nomes, optaram por permanecer em Gaza e não seguiram com o grupo.
Destaca o Diário do Centro do Mundo que o Paulino Carvalho Neto, embaixador do Brasil no Egito, está acompanhando todos os procedimentos. Ele mencionou que em breve o grupo completo deve chegar ao Egito, mas frisou que é difícil prever um horário exato ou garantir o itinerário.
Leia também
- Entidades promovem atos pró-palestinos neste sábado; veja a programação
- Em Foz do Iguaçu, ato pede paz no Oriente Médio e ajuda a Palestina
O embaixador também informou que a expectativa é que o grupo passe a noite de domingo no Egito para descansar e se alimentar. Dependendo da rota escolhida, eles poderão fazer uma parada na capital egípcia, Cairo, para reabastecimento e seguir viagem, ou ir diretamente de ônibus para o Cairo, onde dormiriam e, na segunda-feira, seguiriam de avião. A viagem até o Brasil deve durar entre 12 e 14 horas. Uma vez no Brasil, o grupo deverá ficar duas noites em Brasília, hospedado em um alojamento da Força Aérea Brasileira, para recuperação e descanso.
Continue lendo no Diário do Centro do Mundo