Os operadores habilitados têm o compromisso institucional de multiplicar o conhecimento em suas instituições
Entre os dias 14 e 25 de novembro acontece em Londrina o Curso para Formação de Multiplicadores Institucionais em Atendimento Pré-Hospitalar Policial (APHP) protocolo MARC-1, que é um protocolo desenvolvido pelo grupo TIGRE utilizado por forças de segurança de diversas partes do mundo.
O curso é promovido pelo Comitê Brasileiro de APH em Combate e tem carga horária total de aproximadamente 100 horas. As aulas acontecem nas dependências do Centro de Formação da Guarda Municipal Londrina (CFGM) – que fica na Rua Cristina Jorge, 450 – instituição anfitriã e organizadora do evento.
Leia também
- Secretaria do Trabalho divulga mais de 600 oportunidades de emprego em Londrina
- Calor intenso aumenta 50% movimento de bares e estabelecimentos gastronômicos; Entidade quer campanha de alerta e prevenção
O objetivo principal do curso é formar multiplicadores institucionais em APHP de acordo com o protocolo MARC1 – Atendimento Pré-hospitalar em Combate. A tradução da sigla do protocolo é a seguinte: M, de sangramento massivo; A, de ar, manter pérvia as vias aéreas; R, de respiração, prevenir o pneumotórax hipertensivo; e C, de calor, prevenir e tratar a hipotermia.
Participam das aulas membros das guardas municipais de Londrina, Apucarana, Cascavel, Toledo, Ponta Grossa, Curitiba, Maringá; Polícia Militar, Polícia Civil, e Polícia Penal do Paraná; Polícia Civil de Rondônia; Polícia Penal de Brasília; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Receita Federal e Força Aérea Brasileira.
No dia 18/11 o curso terá a presença do Doutor Felipe Bittencourt, médico membro da Diretoria Técnica do Comitê Brasileiro de APH.