O ministro do Turismo, Celso Sabino, participa na próxima semana em Foz do Iguaçu, de dois eventos de abrangência regional e internacional. Na quarta-feira (22), Sabino acompanha a abertura, painéis e debates no Seminário de Turismo de Fronteira na Itaipu Binacional. Na quinta-feira (23), coordena a Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul e participa da abertura do Foz International Boat Show 2023. Antes, na terça-feira (21), o ministro tem agenda em Cascavel e inaugura o Centro de Eventos de Umuarama.
“A vinda do ministro Celso Sabino e dos ministros do turismo do Mercosul vai permitir a discussão dos entraves em relação à circulação dos turistas na tríplice fronteira”, afirma o prefeito Chico Brasileiro (PSD). “Antes da própria reunião, o ministro vai participar de um seminário em que estas questões serão debatidas. O turismo no Mercosul tem um dos seus maiores mercados nesta região onde se estima em torno de quatro milhões de visitantes por ano”, completa.
Leia também
- Guia on-line reúne dicas de segurança para visitantes em Foz do Iguaçu e na região trinacional
- Vacinação contra a raiva inicia atendimento na região Norte de Foz, nesta segunda-feira (20)
A abertura do Seminário de Turismo de Fronteira está prevista para às 14h30 da quarta-feira (22) na Itaipu Binacional. Às 14h45, o primeiro painel de discussão que vai abordar os problemas dos circuitos interessados em regiões de fronteira. Na sequência, às 16h15, o segundo painel vai debater os problemas na facilitação turística nas passagens fronteiriças. O encerramento será às 17h30.
Ainda na quarta-feira, Celso Sabino participa, a partir das 18h30, da recepção aos ministros do Turismo do Mercosul, no mirante central da Itaipu Binacional. São esperadas as presenças das ministras Liz Cramer Campos (Paraguai) e Eliana Ampuero (Bolívia) e dos ministros Matías Lammens (Argentina), Tabaré Viera (Uruguai).
Na quinta-feira (23), a partir das 9h, Sabino e ministros fazem uma visita técnica à usina da Itaipu. Em seguida, às 10h, coordena a Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul.
Água doce
A última agenda do ministro Celso Sabino em Foz do Iguaçu é a participação na cerimônia de abertura do Foz International Boat Show 2023, nas dependências do Iate Clube Lago de Itaipu. O evento, organizado pelo Grupo Náutica e tradicional na faixa litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro, será a primeira Feira Náutica Internacional em Águas Doces, com estimativa de mobilizar mais de 15 mil turistas e apaixonados por atividades aquáticas.
A feira terá quatro dias com participação de expositores de todas as regiões do Brasil, Argentina e Paraguai e apresentações de barcos de cerca de 40 pés, a maioria disponível para test-drive. Com a promoção, em parceria da Prefeitura Municipal, o Paraná entrará este ano no circuito dos grandes eventos náuticos da América Latina, afirma o secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes.
Pelo Paraná
Antes de chegar em Foz do Iguaçu, o ministro Celso Sabino cumpre agendas em Cascavel e Umuarama na terça-feira (21). Na primeira, a partir das 14h na Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Sabino vai explanar sobre os benefícios do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e do Cadastur. Os programas, desenvolvidos pelo Ministério do Turismo para promoção e aprimoramento da indústria de viagens com o foco no segmento rodoviário e comunitário.
Às 15h30, Sabino, o prefeito Celso Pozzobon (PSC) e o deputado federal Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, inauguram o Centro de Eventos de Umuarama – o maior equipamento do turismo de eventos e negócios no Noroeste do Paraná. A estrutura está localizada na Rodovia PR-323, km 304, e tem mais de 8 mil metros quadrados.