A Itaipu Binacional lança nesta terça-feira (21), em parceria com a prefeitura municipal, o Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu – Fozhabita, e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) o Projeto Moradias
Focada na construção de habitações populares, a iniciativa faz parte dos contínuos esforços da Itaipu para otimizar a gestão de seus ativos imobiliários, através da venda dos imóveis que, no passado, serviram de moradia para aqueles que trabalhavam na construção da usina. Os recursos arrecadados com os leilões serão revertidos para este projeto, que prevê a construção de 200 moradias populares em Foz do Iguaçu.
Em dois leilões, nos dias 1º de agosto e 29 de setembro, foram vendidas 45 casas e arrecadados R$ 20.742.909,11, valor que será utilizado na construção.
Leia também
- Em Foz do Iguaçu, novas parcerias com Itaipu preveem novo viaduto e revitalização da Avenida JK
- Prazo para se inscrever ao processo seletivo da Itaipu chega ao último dia, nesta segunda-feira (13)
Além do alinhamento com as diretrizes do Governo Federal, este projeto também encontra eco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente no ODS 11, que busca assegurar cidades e comunidades sustentáveis, e garantir o acesso de todos a moradia digna. A iniciativa também está em consonância com a missão institucional da Itaipu e com o programa Itaipu Mais que Energia, demonstrando o compromisso da Binacional não apenas com a geração de energia elétrica limpa e renovável, mas também com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Autoridades presentes: diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri; diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha; prefeito Chico Brasileiro; Ian Vargas, diretor superintendente do Foz Habita; secretária Extraordinária de Acompanhamento de Projetos, Programas e Convênios Especiais, Elaine Anderle; diretor do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo; diretor de Tecnologias do PTI, Alexandre Leite.