Câmara de Foz realiza pela primeira vez sessão oficial dentro de uma universidade

WhatsApp
Facebook
Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) recebeu os vereadores na segunda-feira, 20 de novembro

Pela primeira vez, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou uma sessão oficial dentro de uma universidade. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), recebeu os vereadores na segunda-feira, 20 de novembro. Diferente do formato da antiga Câmara Itinerante, agora se realiza um ato regimental com o Projeto Sessão Itinerante. A comunidade acadêmica prestigiou e enalteceu a iniciativa, da mesma forma que, ao final da sessão, usou a tribuna popular para opiniões, sugestões e reivindicações.

O presidente da Câmara, vereador João Morales (União Brasil), abriu os trabalhos destacando que ali todos estavam presenciando um momento histórico. “Nunca houve na história da cidade de Foz do Iguaçu uma sessão itinerante dentro de uma universidade. Somos privilegiados por esse momento. Depois de tantos anos de existência da Câmara Municipal estamos aqui junto com a comunidade acadêmica realizando uma sessão oficial”, afirmou Morales.

Leia também

Agradecendo à UNILA pela acolhida, o vereador Kalito Stoeckl (PSD) expressou a satisfação. “Nós fomos acolhidos aqui de uma forma muito carinhosa e calorosa, desde quando decidimos solicitar o espaço. É um orgulho para mim que sou um servidor da UNILA, estar aqui com os colegas e dessa vez como vereador, particularmente me enche de alegria”, ressaltou.

Projetos Aprovados

Durante a sessão, quatro projetos foram aprovados, incluindo o Projeto de Lei nº 124/2023, proposto pela vereadora Yasmin Hachem (MDB), que Institui e inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Município a Marcha da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT. O evento ressalta como principal objetivo celebrar a diversidade e reforçar a importância de discutir as temáticas que envolvem a população LGBTQIAPN+, desempenhando um papel crucial na conscientização e no combate à discriminação e ao preconceito.

Segundo a vereadora, a marcha e a parada representam um momento de grande celebração do orgulho e da diversidade aqui em Foz. “Ter a marcha no calendário de evento do município é uma demonstração do acolhimento da nossa cidade para pessoas LGBT e também é crucial para a gente conscientizar e combater a discriminação, redução dos preconceitos que são direcionados a comunidade”, declarou Hachem.

Requerimento Aprovados

Além dos projetos, diversos requerimentos foram aprovados, desde questões de infraestrutura até demandas sociais. O Requerimento nº 764/2023, do vereador Ney Patrício (PSD), busca informações do Prefeito Municipal sobre a possibilidade de iluminação no Bairro Polo Universitário; De autoria do vereador Marcio Rosa (PSD), o Requerimento nº 756/2023, pede informações do Prefeito Municipal sobre o Programa Aluguel Social. Também o Requerimento nº 816/2023, solicita da Gerência Regional da Companhia Paranaense de Energia – COPEL informações sobre as constantes quedas de energia no Bairro Lancaster, de autoria do vereador Kalito Stoeckl;

Requerimento nº 787/2023, de autoria da vereadora Yasmin Hachem solicita do Prefeito Municipal informações sobre a aplicabilidade da Lei nº 5.065 de 17 de janeiro de 2022, que dispõe a reserva de vagas para pessoas transgêneras na prestação de serviços terceirizados para o Município de Foz do Iguaçu; Solicitado pela vereadora Anice Gazzaoui (PL), o Requerimento nº 814/2023, aprovou a realização de Audiência Pública para debater assuntos referentes a transformação em autarquia da Fundação Municipal de Saúde, administradora do Hospital Municipal.

Foto: Christian Rizzi – Câmara Foz

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *