Ponto fixo nas proximidades da Ponte Tancredo Neves foi desmontado na segunda-feira
A barreira de fiscalização da Operação Fronteira RFB, fixada desde o dia 6 de novembro nas proximidades da aduana da Ponte Tancredo Neves, foi deslocada para outros pontos na segunda-feira (20).
Informa o GDia que a ação, que é coordenada pela Receita Federal, conta com o apoio de diversos órgãos de segurança e das Forças Armadas.
Conforme repassado pela RFB, a nova mobilização visa uma abordagem dinâmica. As equipes agora estarão em constante movimento, atuando de forma ininterrupta, em diferentes áreas de acesso na fronteira com a Argentina.
Leia também
- Moradia Legal entrega escrituras de imóveis para mais 517 famílias em Foz do Iguaçu
- Mais de 6 mil animais foram vacinados contra a raiva em Foz
O trabalho está alinhado ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), estabelecido pelo Decreto nº 8.903/2016, que estabelece a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e fiscalização nas fronteiras.
O foco permanece no fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
A Operação Fronteira segue sem data para encerramento, em paralelo a Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), da Marinha; e Operação Ágata Oeste, do Exército. Todas as ações contam com frentes de patrulhamentos em estradas vicinais, Rio Paraná, Rio Iguaçu e Lago de Itaipu, pontes da Amizade e Tancredo Neves, além de outros pontos estratégicos.
Os trabalhos contam com o apoio de centenas de militares e policiais de diferentes esferas, além de viaturas terrestres, embarcações blindadas e equipadas com armamento potente, e aeronaves.