Para o final de novembro e início de dezembro é esperada a abertura de diversas vagas temporárias
Com um ótimo movimento no mercado imobiliário e uma grande expansão no ramo do comércio de alimentos, Foz do Iguaçu registrou um bom avanço na economia nos últimos meses e caminha para encerrar o ano de 2023 com destaque, integrando a lista das cidades mais promissoras do Paraná.
Juntos, os dois departamentos alavancaram a oferta de empregos no município, que registrou 2.835 contratações entre janeiro e outubro. Os números são do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na tarde de ontem (28), pelo Ministério do Trabalho.
Leia também
- Audiência púbica sobre indicadores da gestão pública municipal de Foz do Iguaçu acontece nesta quarta, 29
- Saúde de Foz abre processo seletivo para o Programa de Residência Médica
O resultado é fruto de 33.109 admissões, frente a 30.274 desligamentos contabilizados nos últimos dez meses. O bom desempenho, classificou a Terra das Cataratas no “top 10” do Estado, juntamente com Curitiba, que abriu 19.734 postos de trabalho, Londrina (7.448), Maringá (6.883), São José dos Pinhais (6.781), Ponta Grossa (4.026), Cascavel (4 mil), Pinhais (3.452) e Toledo (3.022).
O setor de serviços, que engloba além das imobiliárias, atividades financeiras, hotelaria, supermercados, restaurantes e outros, foi o que mais cresceu no período, tendo sido responsável pela abertura de mais de 2,2 mil vagas em Foz.
Na sequência destaca-se o comércio e reparação de veículo automotores e motocicletas, que efetivou 488 contratações. Bem mais tímida, mais igualmente importante, aparece a indústria, que registrou a abertura de 89 empregos. A construção civil, que esteve em alta em anos anteriores, perdeu força nos últimos meses, sem contratações no acumulado do ano e com perda de nove postos formais.
Até o presente o mês mais promissor para Foz foi julho, que registrou a abertura de 626 empregos formais. Em segundo lugar destaca-se abril, com 485 oportunidades. Como terceiro colocado está o mês de outubro, o último analisado, que registrou 388 novas vagas.
Os outros meses, com exceção de junho, que registrou a perda de 97 postos; também foram positivos. Em janeiro foram abertas 331 vagas, em fevereiro 283, em março 278, em maio 79, em agosto 361, e em setembro foram 101 contratações.
Para o final de novembro e início de dezembro é esperada a abertura de diversas vagas temporárias, que irão suprir a demanda do comércio de Natal e Ano Novo, além do período de férias nos meios de hospedagem e atrativos turísticos. Muitas destas contratações têm chance de progredirem para empregos permanecentes com carteira assinada, garantindo um bom início de ano para muitos iguaçuenses que buscam o primeiro emprego ou a recolocação no mercado de trabalho.
Evolução no Estado
Em todo o Paraná foi registrada a abertura de 115.073 empregos com carteira assinada entre janeiro e outubro. O saldo é resultado de 1.527.959 admissões, frente a 1.412.886 demissões no período.
Avanço no País
No acumulado do ano, o saldo no Brasil é de 1.784.695 postos de trabalho. De janeiro a outubro, cinco grupamentos de atividades econômicas registraram saldos positivos. O maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor de serviços, com saldo de 976.511 postos formais (54,4% do saldo).