Melhorias garantem acessibilidade e proporcionam mais segurança aos pacientes e a todos que utilizam a unidade de saúde ou transitam pelo local
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reabriu a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Usina Três Bocas, na região sul, após as obras de reforma. Com isso, a população dessa abrangência volta a ser atendida na unidade, localizada na rodovia João Alves da Rocha Loures (PR-218, Km 193), no Patrimônio Três Bocas, que fica na área rural.
O objetivo principal do Município, com as obras, é facilitar a rotina dos usuários com mobilidade reduzida, cadeirantes, idosos e famílias com carrinhos de bebê. Durante a execução dos trabalhos, os pacientes foram atendidos na igreja próxima e UBS do Itapoã. O valor investido foi de R$ 292 mil e a empresa responsável foi a Valor Prestadora de Serviços Ltda.
Leia também
- Mercado imobiliário e expansão do comércio alavancaram a oferta de empregos em Foz
- Sindifoz e Deputado Toninho Wandscheer unem forças para eliminar Taxa Consular entre Brasil e Paraguai
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, frisou que a obra era uma reivindicação antiga da comunidade e necessária para garantir acessibilidade real. “Estamos felizes de concluir as obras, agora a população passa a ser atendida em um local mais adequado e completo. Agradecemos a UBS do Itapoã e a igreja que receberam a população em seus espaços no tempo da reforma”, afirmou.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, contou que essa obra foi fruto de uma reunião da qual a Prefeitura participou com os moradores. “A Secretaria Municipal de Obras fez o projeto e nós viabilizamos os recursos próprios do cofre do Município. É uma alegria poder atender aquela comunidade que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade, pois consideramos essa obra muito importante para eles”, ressaltou.
A unidade – que atende cerca de 200 pessoas semanalmente – recebeu diversas melhorias. Dentre as quais, destacam-se a implantação de rampa de acessibilidade, calçada com piso tátil, guarda corpo e corrimão e troca da rede elétrica. Foram inseridas novas estruturas de acesso concretadas (rampa e escada), barras de segurança, foi feita a renovação da iluminação pública, com novos postes de LED, sinalização horizontal e vertical, paisagismo e outras intervenções.
A intenção é garantir acessibilidade àqueles que têm dificuldades de mobilidade, trazendo mais segurança aos pacientes e a todos que utilizam a unidade de saúde ou transitam pelo local. Antes das obras, para entrar na UBS, a população precisava subir uma passagem por um barranco elevado ou escada com piso inadequado bem próximo à pista da estrada, de piso deteriorado. Além disso, não havia elementos de acessibilidade na entrada da UBS Três Bocas.