Na COP 28, Itaipu mostra resultados do trabalho com os ODS e discute futuro sustentável

WhatsApp
Facebook
Foto aéreas barragem Itaipu: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Empresa apresentará aos participantes da Conferência o programa Itaipu Mais que Energia, que intensifica e amplia as ações nos 17 objetivos da ONU

A Itaipu Binacional participa da COP 28, em Dubai, para apresentar os resultados do longo trabalho que vem desenvolvendo dentro de cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Além das ações já desenvolvidas, a empresa apresenta possibilidades geradas pelo programa Itaipu Mais que Energia, que amplia e intensifica o trabalho em vários dos ODS, principalmente nas regiões mais carentes da sua área de influência, como aldeias indígenas, quilombos e municípios de baixo IDH.

No primeiro painel da Binacional na Conferência, neste sábado (dia 2), às 16h30 horário local e 9h30 no horário de Brasília, o diretor-geral brasileiro Enio Verri falará da importância estratégica da Agenda 2030, na qual os ODS estão inseridos, e da necessidade de cooperação internacional para implantação da prática para o desenvolvimento sustentável.

Leia também

Já no domingo, dia 3, a transição energética e desfossilização a partir da economia circular para o Sul Global são os temas do evento que conta com a participação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A instituição recebe investimentos da Itaipu para pesquisas em energia renováveis, entre outras iniciativas dentro das Agenda 2030, e falará sobre o biogás como recurso energético eficiente para a sustentabilidade.

A mitigação dos efeitos das mudanças climáticas por meio de soluções integradas em água e energia é o assunto do debate no dia 4, próxima segunda-feira. Em uma mesa com especialistas e autoridades no tema, o diretor-geral volta a falar sobre as ações desenvolvidas pela Itaipu, como o cuidado com a vegetação ciliar, recuperação de nascentes e áreas degradadas e monitoramento constante da qualidade da água no reservatório e seus afluentes. Ao longo dos anos Itaipu já recuperou mais de 800 nascentes de água e preserva mais de 100 mil hectares de florestas. O objetivo com o programa Itaipu Mais que Energia é aumentar para 9 mil o número de fontes de água preservadas.

Foto aéreas barragem Itaipu: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Encerrando a participação da Itaipu nos painéis, na quarta-feira, dia 6, será apresentado o trabalho com resíduos sólidos. Por meio de parceria com prefeituras e instituições, a Itaipu investe na recuperação ambiental e atua na geração de emprego e renda em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Além dos painéis, a Itaipu participará também de reuniões bilaterais e encontros com entidades como a International Hydropower Association (IHA), ligada ao setor de energia, e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Undesa).

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *