Chico Brasileiro e a primeira-dama e secretária Rosa Maria Jerônymo participaram do ato neste domingo, 10
O prefeito Claudio Raul Filippa assumiu, no último domingo (10 de dezembro), seu quinto mandato a frente do Executivo que vai até dezembro de 2027 e Puerto Iguazú, na Argentina, empossou quatro novos vereadores. O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD) e a primeira-dama e secretária Rosa Maria Jerônymo (Direitos Humanos e Relações com a Comunidade), participaram do ato. A posse das lideranças coincidiu com a posse, em Buenos Aires, de Javier Milei, novo presidente do país, que suscedeu Alberto Fernández.
Recorda o GDia que a cerimônia de posse de Claudio Filippa, que contou com participação de familiares e apoiadores do prefeito e militares, foi presidida pelo novo presidente do Conselho Deliberante (Câmara de Municipal) de Puerto Iguazú, Javier Bareiro, que destacou emergências que serão atendidas, comprometendo-se a terminar as obras em curso. Em relação às obras futuras, Javier Bareiro indicou que estão planejadas e sua execução está prevista em colaboração com o governo provincial.
Leia também
- Vereadores do Rio Grande do Sul visitam a Câmara de Foz do Iguaçu
- Alimentos e bebidas em Foz subiram 1,22% em novembro, mas devem fechar ano em baixa
Claudio Filippa assinou, durante a posse, o decreto para criação da Secretaria de Coordenação do Município, e nomeou o agora ex-vereador Julio Scapinni como titular da pasta. O prefeito também nomeou Viviana Villar na Secretaria de Coordenação e Domingo Martinez como subsecretário. Ambos também terminaram no final de semana o mandato como legisladores municipais. No discurso, disse que não irá realizar mudanças em sua equipe de governo.
O prefeito de Puerto Iguaçu disse ainda que a prioridade da nova gestão é manter as parcerias em andamento com o governo provincial (estadual) de Misiones e com o governo federal da Argentina, para que as obras iniciadas sejam finalizadas e novos projetos possam ser levados adiante, como a recuperação do asfalto da Avenida Néstor Kirchner e melhorias na Avenida Papa Francisco, listou.
O agora ex-governador de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, assumiu como presidente da Câmara de Deputados de Misiones. Hugo Passalacqua, o novo governador, faz parte do mesmo grupo político do antecessor, o que tende a facilitar o processo de interlocução, segundo a imprensa argentina.
Novos vereadores
Paralelamente a posse de Claudio Filippa no quinto mandato como prefeito foram empossados quatro novos vereadores de Puerto Iguazú eleitos no dia 7 de maio, durante as eleições gerais provinciais. A sessão de posse, às 10h da manhã, foi presidida pelo vereador da Frente de Todos, Hugo Sartori, que é o mais velho da atual legislatura. Rodrigo Lugo, o vereador mais jovem, atuou como secretário.
Assumiram cadeiras na bancada o comunicador social Omar Gómez, o arquiteto Alejandro Verón, a médica Raquel Matcoski e o advogado Leopoldo Lucas. Logo após o ato foi eleito o novo presidente da casa, Javier Bareiro que, de acordo com a imprensa local, esta será a primeira vez “em anos” que a presidência do legislativo não será ocupada por um parlamentar alinhado ao prefeito.