O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Guillermo Steckling ao cargo de bispo da Diocese de Ciudad del Este e nomeou como seu substituto Dom Pedro Collar Noguera, que atualmente ocupa o mesmo cargo na Diocese de San Juan Bautista de las Misiones desde fevereiro de 2017. O designado bispo goza de grande estima e respeito dos paroquianos do Alto Paraná e Canindeyú, territórios abrangidos pela Diocese. De origem humilde, nasceu no bairro de Juan León Mallorquín e, no CDE, junto com sua família, fixa residência no bairro Remansito.
Destaca o La Clave que a confirmação da nomeação foi anunciada ontem durante entrevista coletiva realizada em Ciudad del Este, na catedral de San Blas e em Assunção, na Conferência Episcopal Paraguaia (CEP). A posse do cargo está marcada para o dia 3 de fevereiro de 2024, na catedral local, coincidindo com a festa de São Brás, padroeiro da capital do Alto Paraná. Entretanto, a Diocese continuará a ser administrada por Dom Steckling, com o título de bispo emérito.
Leia também
- Elias Oliveira vai integrar a equipe do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social de Foz
- Ferro reforça Foz Cataratas para 2024
Dom Pedro Noguera nasceu em 9 de setembro de 1963 em Juan León Mallorquín, departamento de Alto Paraná. Realizou seus estudos filosóficos e teológicos no Seminário Maior Nacional de Lambaré. É formado em Direito Canônico pela Universidade Católica Argentina e fez doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Comillas de Madrid.
Continue lendo no La Clave