Grave escalada de violência contra aldeias da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, em Guaíra (PR). Comunidades pedem apoio com campanha para arrecadar doações – Ajude!
Graves ataques ao povo Ava Guarani ocorreram às vésperas do Natal, no município de Guaíra, região oeste do Paraná. Os episódios envolvem produtores rurais e moradores em incursões armadas violentas contra comunidades em situação de acampamento, nas aldeias Y’hovy e Yvyju Avary, ambas áreas compreendidas nos limites da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira.
Informa a assessoria da CGY que uma campanha de arrecadação foi lançada para doações destinadas à aquisição de alimentos e reposição de pertences destruídos pelo fogo. Contribuições de qualquer valor são recebidas via PIX (082.373.199-58). “Ajude as famílias ava guarani da região oeste do Paraná”.
Os ataques parecem ser retaliação por produtores rurais e moradores da região às movimentações das comunidades avá guarani dentro dos limites da Terra Indigena, em exercício legítimo de seus direitos territoriais, e que foram utilizadas pelos agressores como supostas justificativas para os ataques.
Leia também
- Ministra Sonia Guajajara e lideranças Avá-Guarani debatem reparações e direitos indígenas na UNILA
- UNILA lança podcast com e sobre mulheres da Universidade
A CGY está atuando junto aos órgãos públicos em defesa dos direitos das comunidades, em especial, a garantia da vida e da segurança dos indígenas, apuração dos episódios e identificação de responsáveis e a proteção territorial das áreas.
Leia mais e assista vídeos do ataque no site Yvyrupa