Localizado entre dois países, unidade de conservação oferece rica biodiversidades e áreas incríveis para passeios de contemplação e lazer
O Parque Estadual do Turvo, localizado na cidade de Derrubadas/RS e faz fronteira com a Argentina. Possui uma mata subtropical e abriga diversas espécies de árvores e animais, incluindo a onça-pintada. A reserva é protegida e oferece vários passeios que podem ser feitos de carro próprio, de bicicleta ou de barco no Rio Uruguai para a observação dos Saltos Yucumã. A visitação é ideal para adquirir conhecimento sobre a fauna, flora e vivenciar experiências espetaculares da rica biodiversidade. O atrativo turístico do Parque Nacional do Turismo é administrado pela empresa paranaense Três Fronteiras Navegação e Turismo, pertencente ao Grupo Macuco.
Devido à grande quantidade de chuvas no Sul do País, o passeio de barco para a visitação dos Saltos Yucumã, que medem em média 12 metros de altura, não está sendo realizado, mas há vários muitos atrativos para a visitação, como as trilhas interpretativas das Lagoas, das Onças e do Yucumã. Além disso, é possível contemplar a fauna e a flora, visualizar pegadas e vestígios da fauna, andar de bicicleta, conhecer a Mostra de Biodiversidade e simplesmente relaxar em uma das maiores reservas do Rio Grande do Sul.
O passeio começa logo na entrada do Parque do Turvo, na estrada que corta a mata e exibe toda a sua biodiversidade. Os visitantes podem optar por continuar com seus carros ou alugar uma bicicleta e percorrer 15 km, acompanhados por condutores de ecotrilhas, que durante o caminho, contam peculiaridades sobre espécies de árvores, flores, pássaros e todos os animais que habitam o ecossistema do Turvo. Vale ressaltar que a estrada dentro do Parque Estadual é de terra, mas oferece boas condições para passear.
Leia também
- Capital Argentina das Essências: El Soberbio e o valor agregado pela citronela
- Acessibilidade, conforto e vida selvagem: O DNA das hospedagens de El Soberbio
- El Soberbio agregou atrativos para impulsionar os Saltos del Moconá, fronteira de Argentina e Brasil
No Centro de Visitantes, há também a Mostra da Biodiversidade, uma exposição de animais que conta a história do Parque Estadual do Turvo. Na exposição também tem informações sobre período que os balseiros faziam a travessia entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, pelo Rio Uruguai. Este feito aconteceu entre os anos de 1940 e 1960.
Para quem deseja aprofundar ainda mais e conhecer toda essa biodiversidade, há palestras de Educação Ambiental ministradas pelos Monitores Ambientais, e os visitantes podem visualizar imagens da fauna por meio das gravações feitas pelas câmeras trap, que são colocadas no parque.
Sequência de trilhas no Turvo
O Parque Estadual do Turvo possui mais de 17 mil hectares, mas os turistas podem explorar uma área delimitada chamada Macuco Yucumã. Ao redor dela, encontra-se a Trilha das Lagoas, próxima ao Centro de Visitantes, com uma extensão de aproximadamente 1300 metros. Durante a caminhada de aproximadamente 45 minutos, é possível visualizar pegadas de animais e observar espécies de árvores como samambaiaçu, cedro, uma canafístula centenária, entre outras.
A Trilha das Onças, próxima aos Saltos do Yucumã, tem uma extensão de 1500 metros e uma duração de aproximadamente 45 minutos. No percurso, os visitantes encontrarão uma diversidade de árvores e uma cachoeira. O passeio é realmente encantador, permitindo contemplar a fauna e a flora locais, visualizar pegadas e vestígios da fauna, e observar aves, além de visualizar o Rio Uruguai.
A Trilha do Yucumã está localizada na área de lazer próxima ao Salto do Yucumã. Com cerca de 400 metros até chegar à laje de pedras, os visitantes podem observar o Rio Uruguai e, quando a vazão está mais baixa, contemplar os 1.800 metros de quedas do famoso Salto do Yucumã.
Passeio de bicicleta
Essa atividade é realizada na estrada de acesso à área de lazer, próxima ao Salto do Yucumã, com um percurso de 15 km de estrada de chão. As bicicletas estão disponíveis na entrada do Parque, e todos os passeios são acompanhados por informações ambientais fornecidas pelos condutores de ecoturismo.
No Centro de Visitantes, há uma lanchonete que vende salgados assados, bebidas não alcoólicas e lanches em geral. Além disso, há uma loja de souvenirs, onde os turistas podem adquirir diferentes tipos de lembranças relacionadas ao Parque Estadual do Turvo.
Educação ambiental escolar
As escolas que apresentarem projetos de educação ambiental têm isenção da entrada no Parque, mas é necessário fazer o agendamento prévio para verificar as datas disponíveis. Os estudantes terão acompanhamento de instrutores de ecotrilhas e poderão contemplar a fauna e flora local, realizar trilhas, ver pegadas de animais, observar aves, conhecer e aprender mais com a Mostra de Biodiversidade, assistir palestras de educação ambiental e também podem andar de bicicleta.
O horário de funcionamento do parque para visitação é de quinta a segunda, das 08h às 16h, mas os visitantes podem permanecer no Centro de Visitantes até as 18h para aproveitar e explorar todas as atividades que o Macuco Yucumã oferece.
Para mais informações sobre o Macuco Yucumã, confira horários, valores e ingressos através do site: www.macucoyucuma.com.br.
Informações e reservas:
WhatsApp: (55) 99654-3388
Email: [email protected]
Crédito fotográfico: macuco Yucumã
Network & Assessoria de Imprensa
SILVANA CANAL MKT & CONSULTORIAS
WhatsApp: 45 99971 8013
Foz do Iguaçu/PR