Proprietários de mais de 126 mil veículos em Foz do Iguaçu devem pagar o IPVA 2024

WhatsApp
Facebook
Neste ano será possível pagar o valor total do imposto à vista, com abatimento de 6% (Foto: Arquivo/GDia)

Quem não dispor do montante poderá quitar o tributo em cinco parcelas, porém sem direito a desconto

O ano mal começou, mas as contas já estão batendo à porta. Nos próximos dias terá início o calendário de pagamentos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. Em Foz do Iguaçu, segundo dados do Ministério de Transportes,  havia uma frota tributável de mais de 126 mil veículos.

Os vencimentos, segundo o GDia, terão início no dia 17 de janeiro, mas os contribuintes que desejarem já podem emitir as Guias de Pagamento no Portal do IPVA, onde também é possível acessar os pedidos de isenção/imunidade, regularização de débitos gerais e revisão do valor venal. Em todo o Paraná são mais de 4,6 milhões de veículos tributados, resultando em um valor previsto de arrecadação de mais de R$ 6,2 bilhões.

A saber, o Estado tributa com o IPVA veículos fabricados de 2004 em diante. Neste ano será possível pagar o valor total do imposto à vista, com abatimento de 6%. Quem não dispor do montante poderá quitar o tributo em cinco parcelas, porém sem direito a desconto.

Leia também

O pagamento pode ser feito nos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos, não se restringindo aos conveniados com o Estado. Também há opção de quitação com QRCode via PIX, e cartão de crédito, que permite parcelar os débitos em até 12 vezes.

Estar em dia com o IPVA é um requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran/PR. Cabe ao contribuinte avaliar as condições mais favoráveis para o pagamento do imposto e, caso opte pelo cartão de crédito, deve exigir o comprovante de pagamento dos débitos fiscais recolhidos. O tributo recolhido auxilia os municípios com políticas públicas. O Estado destina 50% do valor arrecadado com o imposto para a cidade de emplacamento do veículo.

Siga a leitura no site do GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *