Missão técnica coordenada pelo GESEL/UFRJ é composta por profissionais da Entidade Reguladora do Setor de Energia de Portugal
Uma comitiva de profissionais portugueses visitou a Usina Hidrelétrica de Itaipu nesta segunda-feira (15), a pedido do Grupo de Estudos do Setor Elétrico do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL/UFRJ). O grupo foi recebido na usina pelo diretor técnico executivo, Renato Sacramento; pelo diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha; pelo diretor jurídico, Luiz Fernando Ferreira Delazari; e pelo diretor de Coordenação, Carlos Carboni.
Após uma apresentação sobre a Itaipu Binacional realizada por Sacramento, a comitiva participou de uma visita técnica, acompanhada pelos superintendentes de Operação, Rodrigo Pimenta, e de Manutenção, Marco Aurélio Siqueira Mauro. Antes da usina, o grupo também visitou o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).
A missão técnica está sendo realizada no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica entre a Entidade Reguladora do Setor de Energia de Portugal (ERSE) e o GESEL/UFRJ, e tem por objetivo realizar visitas e reuniões técnicas com as principais instituições do setor elétrico brasileiro. A Itaipu Binacional foi incluída no início do roteiro pelo simbolismo de ser uma empresa binacional e pela própria grandeza do empreendimento.
Leia também
- Inscrições para militares que desejam atuar nas escolas cívico-militares no Paraná estão abertas
- Projeto da Penitenciária III de Foz do Iguaçu leva carinho em forma de naninhas ao Hospital Municipal
A missão foi integrada por Ricardo Jorge Sobral Marques Loureiro, membro do Conselho de Administração da ERSE; Daniel Marques Horta, assessor na Direção de Tarifas, Preços e Eficiência Energética da ERSE, e André Eusébio Martins Pereira da Rocha, coordenador da Unidade de Estudos da Direção Financeira e Econômica da ERSE. O grupo foi acompanhado ainda por Luiz Felipe Falcone de Souza, diretor de Regulação da EDP Brasil, e Roberto de Carvalho Brandão, coordenador da área de Geração e Mercados do GESEL.
“A Itaipu é a imagem do setor elétrico no exterior, então não podíamos deixar de fazer essa parada durante a visita da missão”, explicou Brandão. O roteiro do grupo ainda prevê reuniões, durante a semana, com representantes de diversas instituições do setor elétrico brasileiro.