Foz do Iguaçu receberá vacinação contra a dengue em fevereiro

O público-alvo da vacinação em 2024 serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
WhatsApp
Facebook


Foz do Iguaçu está entre as 30 cidades paranaenses selecionadas pelo Ministério da Saúde para receber a vacinação contra a dengue a partir de fevereiro. No Brasil, serão 521 municípios contemplados. O critério de seleção considera regiões com alta transmissão da doença nos últimos dez anos e população residente igual ou superior a 100 mil habitantes, levando em conta também altas taxas nos últimos meses.

O público-alvo da vacinação em 2024 serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, totalizando 16,4 mil casos de janeiro de 2019 a novembro de 2023, após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. O esquema vacinal consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Leia também

Além de Foz do Iguaçu, outras 29 cidades paranaenses, incluindo os municípios da 9ª Regional de Saúde, foram incluídas na iniciativa. A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu aguardam informações técnicas sobre o quantitativo de doses e as datas de entrega dos imunizantes.

A definição do público-alvo e das regiões prioritárias foi necessária devido à capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa, com aproximadamente 757 mil doses, chegou ao Brasil no último sábado (20). Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está prevista para fevereiro. O Ministério da Saúde adquiriu o total de 5,2 milhões de doses disponíveis para 2024, com previsão de entregas ao longo do ano.

Foz do Iguaçu é selecionada para receber a vacinação contra a dengue

O Brasil é pioneiro ao oferecer o imunizante no sistema público universal, incorporado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2023, após recomendação favorável da Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS).

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *