Foz do Iguaçu se destacou como o sexto município do Paraná com maior geração de empregos formais em 2023, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O balanço aponta um saldo positivo de 2.824 postos de trabalho com carteira assinada ao longo do ano, destacando-se pela ampliação de oportunidades para jovens, com 1.445 admissões.
O prefeito Chico Brasileiro destacou a atratividade crescente da cidade e seu potencial de crescimento, especialmente ao oferecer oportunidades para a juventude.
Leia também
Mais de 51% do total de novos empregos foram ocupados por jovens de 18 a 24 anos, muitos com formação no ensino médio ou cursando ensino superior. No que diz respeito ao gênero, houve 1.466 vagas para homens e 1.358 para mulheres.
O setor de serviços, que engloba Administração Pública e Seguridade Social, além de atividades como hospedagem, alimentação, imobiliárias, atividades financeiras e administrativas, liderou as contratações, gerando 2.398 novas vagas. O comércio e a indústria também contribuíram para o saldo positivo.
O município atingiu esse resultado por meio de 39.124 contratações e 36.300 demissões ao longo do ano. Essa performance contribuiu para posicionar o Paraná como o maior empregador da região Sul e o quarto maior do país em 2023, com a abertura de 87.599 novas vagas de empregos formais.
Os esforços da gestão, incluindo parcerias com grandes empregadores, feirões de emprego, agências itinerantes e capacitações para o mercado, foram fundamentais para impulsionar a geração de empregos na cidade. A Agência do Trabalhador, em sintonia com essas iniciativas, ampliará seu horário de atendimento até as 15h30, visando facilitar o acesso dos trabalhadores e oferecer mais oportunidades.