O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) publicou um edital de chamamento para instituições interessadas em ocupar até 12 boxes sociais no Mercado Público, construído com recursos da Itaipu Binacional nas antigas instalações da Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), em Foz do Iguaçu (PR).
Os boxes sociais serão destinados exclusivamente para associações sem fins lucrativos e cooperativas de artesanato ou de agricultura familiar, de pequeno porte.
As entidades interessadas devem preencher o formulário e o plano de negócio simplificado disponíveis no site do PTI até o dia 18 de fevereiro.
A inscrição é gratuita e visa identificar e mapear as instituições com perfil para ocupar os boxes sociais. A seleção para a ocupação será feita em um processo posterior.
As instituições selecionadas receberão benefícios, incluindo subsídios no aluguel e condomínio, capacitações, treinamentos e mentorias durante os três primeiros anos de funcionamento do Mercado Público.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, destaca que os boxes sociais visam fomentar o desenvolvimento regional, gerando emprego e renda para públicos mais vulneráveis.
Os produtos comercializados nos boxes incluirão hortifrutigranjeiros, artesanato, produtos típicos coloniais, orgânicos, entre outros.