A retomada escolar em Foz do Iguaçu nesta terça-feira (06) foi marcada por diversas novidades, incluindo a ampliação do período integral e do contra turno nas escolas, além da fila de espera para educação infantil, que também foi zerada.
Para alunos como a pequena Ágatha, de 7 anos, o primeiro dia de aula na Escola Elenice Milhorança, no Jardim América, foi repleto de ansiedade e expectativas. “Eu adoro a escola, eu estava com muita saudade da minha professora, é o que eu mais sentia falta”, compartilhou, animada.
Enquanto Ágatha aguardava ansiosamente pela reunião com sua professora, João Miguel, de 11 anos, estava entusiasmado para fazer novos amigos. “É meu primeiro ano aqui, me mudei de São Paulo há um mês, estou cheio de expectativa para fazer novos amigos e começar a estudar”, revelou.
Novidades para o novo ano letivo em Foz
A retomada do período escolar também está sendo marcada por muitas novidades, como a implantação do período integral na Escola Érico Veríssimo, a quarta do município a atender nesta modalidade e a ampliação da jornada ampliada em mais sete escolas, totalizando 10 unidades com atividades de contra-turno. Além disso, o Município cumpriu a demanda de atender a lista de espera da educação infantil (faixa etária de 6 meses a 3 anos) nos Cmeis.
Leia também
“Estamos muito felizes por termos zerado ontem (05) a fila de espera da educação infantil dos alunos cadastrados no sistema. Agora abrimos nova fila para os novos alunos. Também conseguimos chegar a quatro escolas com ensino em tempo integral e ampliar a jornada ampliada para mais sete unidades”, comentou Justina.
De acordo com a secretária, a fila de espera da educação infantil foi zerada devido à algumas mudanças na rede de ensino. “Transferimos as turmas de Infantil 5 para as escolas municipais para abrir mais vagas na educação infantil e zerar a fila existente. Mais de 60% das turmas estão funcionando nas escolas”, explicou.
Ao todo, o município possui 50 escolas e 45 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Por motivo de falecimento de uma professora da unidade, os alunos da Escola Írio Manganelli retornam às aulas nesta quarta-feira (07). Na Escola Carlos Gomes, o ano letivo iniciará após o feriado de carnaval devido às obras de reforma.
Obras
Além das mudanças pedagógicas, a prefeitura avança nas novas obras da Educação. Entre as estruturas em andamento estão à construção do Cmei Dona Brida (Loteamento Dona Brida), a construção da nova sede da Escola Cândido Portinari (Jd Petrópolis), as reformas e ampliações do Cmei Maricota Basso (Jd. São Paulo), Escola Municipal Carlos Gomes (Campos do Iguaçu) e Cora Coralina (Morumbi III).
Em fase final e com previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano estão às obras do Cmei Ozires Santos, no Bubas, a reforma e ampliação da Escola Três Bandeiras (Três Bandeiras); Eloi Lohmann (Três Lagoas) e as quadras das escolas Josinete Holler, na Vila A e Altair Ferrais da Silva (Zizo), no Jardim Ipê. Juntas, as dez obras representam um investimento superior a R$ 25 milhões.
Cerca de 27 mil alunos de 48 escolas e 45 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) retornaram às aulas nesta terça-feira. O primeiro dia de aula contou com a presença da secretária de Educação, Maria Justina da Silva, que recepcionou pais e alunos na Escola Municipal Elenice Milhorança.
“É sempre um momento de muita expectativa, eles gostam muito das férias, mas também querem retomar as atividades e é uma alegria que contagia neste período”, expressou a secretária.