O Parque Nacional do Iguaçu inaugurou hoje, 21 de fevereiro, o espaço Toca da Onça, dedicado ao Projeto Onças do Iguaçu, dentro da loja de lembranças do Centro de Visitantes.
O objetivo desse ambiente é promover a valorização dos produtores locais e a conservação das onças-pintadas.
A Toca da Onça permite que os visitantes contribuam diretamente para o Projeto Onças do Iguaçu ao adquirirem produtos especiais em prol do felino, além de apoiar o desenvolvimento econômico regional.
Parte do valor das vendas desses produtos é destinada ao projeto e aos produtores locais.
No espaço, os visitantes encontrarão uma variedade de produtos do Projeto Onças do Iguaçu, incluindo camisetas, artesanatos, objetos de decoração e mel.
Ao adquirirem esses itens, os visitantes estarão contribuindo para a conservação do animal dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Leia também
Munir Calaça, diretor da Urbia Cataratas, expressou sua ansiedade com a inauguração do local, destacando a importância do projeto para a região e a parceria com o ICMBio e os produtores locais.
José Ulisses dos Santos, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, ressaltou a importância das ações como a Toca da Onça, enfatizando que os visitantes estarão contribuindo para a conservação das onças-pintadas ao adquirirem produtos e levando lembranças de uma espécie símbolo.
O Projeto Onças do Iguaçu, apoiado pela concessionária Urbia Cataratas, tem como missão principal a conservação da onça-pintada e realiza diversas atividades em toda a região vizinha ao parque.
Yara Barros, coordenadora do projeto, destacou a importância de engajar as pessoas e fortalecer as mulheres que produzem os produtos do projeto, proporcionando renda alternativa e contribuindo para a conservação da biodiversidade local.
O projeto Crocheteiras da Onça é uma iniciativa para empoderar mulheres do entorno do Parque Nacional do Iguaçu, proporcionando-lhes a oportunidade de geração de renda alternativa enquanto contribuem para a conservação das onças e da biodiversidade da região.