Comtur pede à PF melhoria no atendimento aos turistas nas pontes de Foz

WhatsApp
Facebook
Fotos: Lourenço Kurten

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Paulo Angeli, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (01), com o delegado da Polícia Federal (PF), Marco Berzoini Smith e com o chefe da Migração, Nelson Cesar Machado Júnior, na sede da Delegacia e com a participação de outros membros do conselho.

A reunião foi a convite do delegado, com o objetivo de repassar informações sobre o sistema de facilitação de entrada e saída de turistas estrangeiros pelas pontes internacionais, com o aplicativo recentemente implantado, denominado “Mobile”.

Segundo Paulo Angeli, “o aplicativo facilitou bastante o trânsito de turistas nas pontes internacionais e os problemas que ocorreram foram pontuais; mas, no geral, foi um sucesso”.

Leia também

Quanto às instalações nas aduanas, o presidente Angeli informou que “foi apontada pelo trade a necessidade de melhoria, para que os turistas tenham condições adequadas de espera, ainda que sejam, por exemplo, por vinte minutos”.

“Os visitantes não podem ficar debaixo de sol, de chuva, e devem ter banheiros adequados à disposição,” destacou o presidente.

“Sabemos que a responsabilidade pelas instalações é da Receita Federal e faremos gestão junto ao órgão, para que essas melhorias sejam implementadas o mais rapidamente possível”, finalizou Angeli.

Para o delegado Smith, “o objetivo da reunião foi fazer um balanço da Operação Migra Foz, que foi implementada pela Polícia Federal na alta temporada, e os participantes concordaram que o trabalho foi um sucesso, com pequenos entraves que ocorreram, mas que facilmente podem ser corrigidos.”

Placas indicativas para turistas com voos marcados – O delegado Smith informou que “houve a sugestão de colocação de placas indicativas nas aduanas, para que as pessoas que estão para pegar voo se dirijam diretamente aos balcões, evitando atrasos ou qualquer problema com conexões”.

Comtur à PF pede melhoria no atendimento aos turistas nas pontes de Foz

“Foi tratada a questão da infraestrutura das alfândegas, que hoje são voltadas para a fiscalização de mercadorias e não para o trânsito de pessoas e isso precisa ser mudado, deixando a desejar em relação ao atendimento dos turistas e dos que transitam pela fronteira”.

“Tivemos uma alta temporada bastante positiva e já estamos fazendo alguns apontamentos para a próxima, que será em julho, ocasião em que será realizada outra operação e, com as observações da sociedade civil, do setor de turismo, a Polícia Federal vai aprimorando a sua atuação e melhorando cada vez mais o serviço prestado à população,” concluiu o delegado.

Integrantes da reunião – Participaram do encontro o secretário e o diretor de Desenvolvimento de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana e Lourenço Kurten; a gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão; a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu e Municípios da Costa Oeste (Singtur), Jacira Silva de Almeida; a presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Foz do Iguaçu (Sindtáxi), Alice Brandão de Lima e a chefe substituta do Núcleo de Migração, Temila Soria Aranda.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *