O baixo nível do rio Paraná, na região de Foz do Iguaçu, obrigou a suspensão do serviço de balsa entre Presidente Franco e Puerto Iguazú (Paraguai e Argentina), na região entre os marcos das 3 fronteiras (incluindo o Brasil).
A interrupção foi anunciada pela Itercom, empresa que opera o serviço. A medida entrou em vigor na segunda-feira (8) e afeta um importante meio de transporte de pessoas e mercadorias que atravessam a fronteira entre os dois países.
Leia também
Em dias normais, o serviço de balsa funciona diariamente das 07h00 às 14h30, com frequência de uma viagem por hora. A primeira viagem sai às 08:00. Esta ligação fluvial é utilizada por numerosos residentes, trabalhadores e turistas que viajam entre as duas cidades fronteiriças.
A Itercom informou que a medida permanecerá em vigor até que o nível do rio atinja calado adequado à navegação.
Vale lembrar que, no ano passado, a empresa também foi obrigada a suspender o serviço de jangadas, mas naquela ocasião devido às cheias do rio Paraná causadas pelas intensas chuvas registradas entre os meses de setembro e dezembro.
A suspensão do serviço gerou transtornos para as pessoas que dependem desse meio de transporte para suas atividades diárias.
A expectativa é que a situação se normalize no menor tempo possível, uma vez que o nível do rio Paraná registre aumento.
A empresa recomenda que os usuários fiquem atentos aos comunicados oficiais para saber a data de retomada do serviço. Por enquanto, a Ponte da Amizade é a única opção disponível para cruzar a fronteira entre Presidente Franco e Puerto Iguazú.