Uma blitz chamou a atenção de quem passava ao longo da pista de caminhada da Avenida Paraná na manhã desta quinta-feira (18) e surpreendeu os motoristas ao promover uma ação educativa do ‘Abril Verde ’ – mês dedicado à segurança no trabalho – com foco no trânsito.
A iniciativa foi coordenada pelo Grupo de Trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador (GTVisat) e pelo Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), com apoio da empresa especializada em segurança e medicina ocupacional, Safe Work e docentes do curso de enfermagem do Colégio Jorge Schimmelpfeng.
“O foco foi repassar orientações relacionadas a um trânsito seguro, com foco no acidente de trabalho de percurso e do profissional que trabalha no trânsito, linkando com o Abril Verde, mês que visa conscientizar sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho”, comentou a agente do Foztrans, Lizandra Bezerra da Silva.
Leia também
A ação também visa garantir mais visibilidade sobre o tema e alcançar mais pessoas, pois ainda há muita desinformação sobre as principais orientações a respeito de segurança no trabalho entre a sociedade. De acordo com uma pesquisa interna feita pelo GTVisat com cerca de mil usuários do Terminal de Transporte Urbano, cerca de 16% desconheciam o assunto.
A blitz alcançou o resultado para a repositora Liliana Contreras, que disse nunca ter escutado falar da campanha do ‘Abril Verde’. Ela recebeu as orientações das equipes e saiu mais empoderada do local.
“Primeira vez eu escuto sobre o Abril Verde, eu entendi que é para orientar sobre como proceder em caso de acidente na empresa, ou em alguma situação de risco. Eu achei muito importante para nós trabalhadores, porque aprendemos sobre onde podemos procurar os direitos, e informações para nossa saúde e segurança no trabalho”, comentou.
Campanha
A Campanha do Abril Verde instituída no Calendário Oficial pela Lei Municipal 513/2022 marca as ações em alusão ao dia 28/04, considerado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
As ações da mobilização são coordenadas pelo Grupo Técnico em Vigilância em Saúde do Trabalhador, composto por instituições composto por instituições públicas e privadas, com vistas a educar e mobilizar indivíduos e organizações sobre os desafios relacionados à saúde ocupacional e à segurança no trabalho.
Ao longo do próximo mês, o GT promoverá workshops, oficinas e vistorias técnicas com medidas educativas em vários estabelecimentos comerciais da cidade.
Neste ano, a mobilização tem como lema ‘Da Percepção à Prevenção: Construindo Juntos um Ambiente Seguro’, enfatizando a percepção de risco, a adesão aos procedimentos de segurança e comunicação às instituições responsáveis.
“Vamos intensificar a importância da percepção, ou seja, fazer um trabalho educativo para que as pessoas possam identificar os riscos no ambiente de trabalho e notificá-los para a adoção das melhorias que promovam a segurança de todos”, explicou Eliane Preto, coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).
Dados
De acordo com a Definição do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2023 foram notificados dois casos de transtorno mental ocasionados pelo ambiente de trabalho, seis por LER (Lesão por esforço repetitivo que afeta músculos, nervos, ligamentos e tendões), 269 acidentes com material biológico e 613 considerados acidentes graves, como quedas de alturas elevadas, sem equipamentos de proteção.