A Itaipu Binacional recebeu, na manhã desta quarta-feira (22), o Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia (FNSME), que reuniu 13 representantes estaduais destas pastas. O objetivo da reunião ordinária do Fórum foi debater temas relevantes para o setor, que podem virar políticas públicas estaduais ou federais. O encontro foi um dos primeiros a acontecer fora de Brasília.
“Nós estamos discutindo temas como reforma tributária no setor energético, o emprego do gás para melhorar a matriz energética do país e muitas outras opções da parte de mineração, como a questão das minas de potássio, que podem diminuir a dependência do país deste produto, e outros temas de relevância para cada um dos estados”, resumiu o secretário de estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas e presidente do FNSME, Ronney César Peixoto.
Durante o Fórum, a Itaipu destacou o papel da usina hidrelétrica na segurança energética do país, em meio ao crescimento de fontes de energia intermitentes como a solar e a eólica. Nos momentos em que não há luz solar ou vento, é a hidreletricidade que garante o suprimento de energia.
“Itaipu é anfitriã porque tem tudo a ver com o tema desse fórum. A empresa é um símbolo de geração de energias renováveis, especialmente, com o trabalho de suas fundações e o apoio que dá às instituições”, afirmou Flaviano Masnik, da assistência da Diretoria Financeira de Itaipu.
Leia também
Nas apresentações, foram mostradas as pesquisas em energias renováveis. O diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo, falou sobre o papel do hidrogênio na transição energética. Já o diretor presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Rafael Gonzalez, mostrou as últimas pesquisas nas áreas de biogás e biometano.
“O biogás tem uma importância muito grande na transição energética, já que nós temos a capacidade de produzir o biogás e o biometano como um produto que permite deslocar o combustível fóssil. Desta forma, podemos descarbonizar setores de transporte, industriais e agroindustriais, permitindo uma descarbonização do nosso país”, explicou Rafael Gonzalez.
O Fórum
O Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Minas e Energia (FNSME), criado em 1995, é uma entidade de direito privado, organizada sob forma de associação civil, sem fins lucrativos, com foro e sede na cidade de São Paulo (SP).
A entidade atua com a finalidade de prestar auxílio, desenvolver, gerir, organizar e planejar projetos e estudos técnicos de interesse das Secretarias de Minas e Energia dos Estados e do Distrito Federal, ou de órgãos análogos, promovendo e representando seus associados em todos os pleitos do interesse do segmento de atividades por ela integradas. Sua missão é promover o intercâmbio de experiências, informações e cooperação técnica entre os Estados membros da federação.