Projeto “Palmas por Outro Ângulo e Mulheres em Foco” será apresentado nesta sexta, 21

Advogada Jucelia de Oliveira Paim, a Dra. Celia Paim, filha de agricultores que já atuou como professora em assentamentos de reforma agrária e ocupou cargo no legislativo palmense por dois mandatos, será uma das homenageadas
WhatsApp
Facebook
Projeto “Palmas por Outro Ângulo e Mulheres em Foco” será apresentado nesta sexta, 21
A advogada Dra. Celia Paim será uma das homenageadas pelo projeto “Palmas por Outro Ângulo e Mulheres em Foco” (Foto: Arquivo Pessoal)

O projeto “Palmas por Outro Ângulo e Mulheres em Foco”, que vai destacar a trajetória de 10 mulheres do município no Sudoeste do Paraná, será apresentado nesta sexta-feira (21). A advogada Jucelia de Oliveira, filha de agricultores, casada, mãe de três filhos, será uma das homenageadas a partir das 19h30 no Auditório Danilo Bordignon CPEA, na Rua Dr. Bernardo Viana, 903 (Centro).

Idealizado pela fotógrafa Cristiane Perego, o Projeto “Palmas por Outro Ângulo e Mulheres em Foco” foi aprovado dentro da Lei Paulo Gustavo (Lei 14.195/2021), que homenageou o ator e humorista brasileiro Paulo Gustavo, que faleceu em 2021, vítima da Covid-19. A inciativa, com apoio da Prefeitura, está integrada ainda ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) e ao Programa de Garantia aos Setores Críticos (PGSC). 

A advogada Celia Paim, uma das homenageadas, conta que sentiu muita emoção ao ser convidada para participar do projeto, pela possibilidade de contar um pouquinho de sua história, “e de várias outras mulheres que fazem trabalhos relevantes na comunidade”, ressaltou. Ao ser apontada pela população, ela afirma que tudo deu certo de que todo esforço valeu a pena em sua trajetória de vida, especialmente por integrar uma ação de grande expressão, como a que está vivendo agora, com o reconhecimento da comunidade apontando seu nome para participação ao projeto.

Leia também

Conhecida como Dra. Célia Paim, ela é filha de agricultores, viveu sua infância na roça, com adversidades, teve uma jornada de muitas fases, foi professora leiga na região dos assentamentos em Abelardo Luz/SC, trabalhou no Sindicato de Trabalhadores Rurais de Palmas, período em que também foi vereadora, e, atualmente é advogada. A inspiração para cursar Direito veio de suas irmãs que já tinham curso superior e na luta por uma vida melhor para sua família.

Celia e seu companheiro de vida tomaram a decisão de que um deles precisaria ir para o curso superior e assim ela assumiu essa responsabilidade, ainda durante o final do curso, a política entrou em sua vida, sendo eleita vereadora de Palmas, na sequência veio ainda mais um mandato eletivo.  Dra. Célia Paim acredita que sua eleição retratou a importância da mulher na política e na sociedade em geral. Sua experiência como vereadora foi muito positiva e, apesar das dificuldades e preconceito vivido, fez seu melhor, sendo muito querida pela Comunidade palmense e região.

Panorama

O projeto “Palmas por Outro Ângulo e Mulheres em Foco” surgiu da intenção de dar publicidade a trajetória de mulheres que, assim como a Dra. Celia Paim, construíram um legado de luta e dedicação em diversos segmentos da sociedade palmense. “O projeto foi inspirado nas mulheres da minha família, em especial minha mãe que, mesmo com todos os obstáculos da vida, nunca desanimou e sempre nos incentivou a sermos mulheres independentes”, conta Cris Perego.

A escolha das mulheres, segundo a fotógrafa, se deu por indicação nas redes sociais e presencial, “foi definido a escolha por segmentos”, ressaltou. Dentre as mulheres, afirma, tem a que se destacou na política, no comércio, porém tem aquelas que ficam escondida na sociedade, um gari, uma trabalhadora rural. O que quiz mostrar é que, qualquer função que a mulher faça, pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, indiferente se aparece ou não”.

Homenageadas

Além da advogada, serão homenageadas a presidente da Rede Feminina de Câncer, Elmira Rodrigues Garcia Vieira; a professora do ensino fundamental I, Mére Aparecida De Oliveira Polo; a professora de Educação Especial e intérprete de Libras, Melania Dalla Costa; a Las Designer e empresária Pamela Emili Camargo Fernandes; a professora e ativista social Maria Isabel Cabral da Silva; a gari Ronise Aguiar de Lima; a trabalhadora rural Cerli dos Santos; a benzedeira Noemi Itamar Lazzareti; e a empresária Maria Berti Perego.

Projeto “Palmas por Outro Ângulo e Mulheres em Foco” será apresentado nesta sexta, 21
A advogada Dra. Celia Paim será uma das homenageadas pelo projeto “Palmas por Outro Ângulo e Mulheres em Foco” (Foto: Arquivo Pessoal)

Após a apresentação da obra, as fotos ficarão expostas no auditório, na sequência vai para o Hotel e Restaurante Di Fratelli. Na próxima semana segue para o Sicoob. O documentário do projeto ficará disponível no Youtube e no site da Prefeitura de Palmas.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *