Começa hoje (01) a Semana Municipal de Combate à Obesidade Infantil e a Prefeitura de Foz do Iguaçu promoverá uma série de ações voltadas à conscientização e à promoção da alimentação saudável nas escolas, centros de educação infantil (CMEIs) e no setor de pediatria do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL).
As atividades são coordenadas pela Diretoria de Atenção Básica e Programas de Nutrição, da Secretaria de Saúde, com apoio de nutricionistas das Secretarias de Saúde e Educação, do Setor de Nutrição do HMPGL e parceria dos cursos de Nutrição da Uniamérica e UDC.
A programação inclui ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e da antropometria (avaliação de peso e altura) com alunos da Rede Pública e atividades lúdicas junto aos pacientes e familiares do setor de pediatria do hospital.
Essa será a primeira edição da Semana de Combate à Obesidade Infantil no município. A mobilização atende à Lei n°4669/2018, que estipulou a promoção de debates e ações voltadas a sensibilizar a população quanto ao tema, bem como para fortalecer políticas públicas para a prevenção da obesidade infantil.
“Focar no público infantil é uma ação fundamental, pois os hábitos começam a ser formados na infância e hoje temos uma realidade bastante preocupante nesta faixa etária, com uma média de 35% de crianças com excesso de peso e obesidade nos CMEIs e escolas que vem sendo avaliados pelos programas Saúde na Escola e Crescer Saudável” explicou a Coordenadora dos Programas de Nutrição da DIAB/SMSA, Aline Luiza Führ.
Avanço
As ações de promoção da alimentação saudável e da prevenção à obesidade estão ainda mais fortalecidas no município. Nos últimos meses, mais cinco novos nutricionistas concursados passaram a reforçar as Secretarias de Saúde e Educação, que atuam de forma integrada nas ações voltadas à qualidade de vida das crianças.
Dentro do Programa Saúde na Escola, as nutricionistas já realizam a antropometria e a educação alimentar e nutricional. Recentemente, a partir do Programa Crescer Saudável, são realizados encaminhamentos de crianças com obesidade para o acompanhamento de nutricionistas, médicos e enfermeiros nas unidades básicas de referência.
“Com os novos profissionais, pensamos em ampliar e organizar nossos esforços para a promoção de saúde, organizando nossas ações em relação ao PSE. Hoje o PSE atende cerca de 6 mil alunos da rede municipal de ensino”, acrescentou Aline Luiza.
Dados
A Semana Municipal de Combate à Obesidade Infantil ocorre no mês em que se fixou o Dia de Combate à Obesidade, em 11 de outubro. A data marca a prevenção de uma doença que se espalha como epidemia em todo o mundo.
Nos últimos dez anos, houve um aumento de 60% no número de pessoas obesas. Um em cada cinco brasileiros está obeso, um indicador que potencializa o risco de doenças crônicas e de alta morbidade, como o diabetes e a hipertensão arterial. Um dano à saúde pública e também aos cofres públicos. Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade custa ao Sistema Único de Saúde (SUS) quase R$ 500 milhões por ano.