As autoridades que respondem pelo turismo dos municípios que integram a região trinacional entre Brasil, Paraguai e Argentina deram um passo importante para a integração do setor. Representantes de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú firmaram um convênio de cooperação nesta semana para a futura implantação do Observatório Turístico das Três Fronteiras, órgão que vai atuar na centralização dos dados.
O ato, em Puerto Iguazú, contou com participação da subsecretária de Turismo do governo federal da Argentina, Yanina Martínez; do ministro do Turismo da província argentina de Misiones, José María Arrúa; e de representantes de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Brasil e Paraguai, respectivamente). “Neste tratado a gente busca dar mais viabilidade as ações que as pessoas buscam aqui, que é conhecer as 3 fronteiras”, disse o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, André Alliana.
Segundo ele, quando os turistas chegam à região, estão buscando conhecer o Destino Iguaçu como um todo. “Eles querem conhecer o que é o melhor que a Argentina tem para ofertar, o que é o melhor que o Paraguai tem a ofertar e o que é o melhor que o Brasil tem a ofertar. Sem dúvida nenhuma hoje é um dia especial, em que começa uma grande caminhada de um marco do turismo desta região trinacional”, completou o representante de Foz do Iguaçu.
O município paraguaio de Ciudad del Este enviou o secretário Diego de Jesús Ortigoza, enquanto o emissário de Puerto Iguazú foi o presidente do Iguazú Turismo Ente Municipal, Leopoldo Lucas.
Leia também
“A informação e os dados são essenciais para a tomada de decisões estratégicas precisas”, reforçou Lucas, citado pela assessoria como representante da Prefeitura de Puerto Iguazú. “Esse é um esforço conjunto para fortalecer o destino”, afirmou.
Sonho antigo
A integração trinacional é um sonho antigo, mas que por razões diversas, não avançou. No início de julho deste ano, as prefeituras de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú, Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandarias definiram a criação de uma mesa conjunta para debater o turismo na região trinacional. A intenção é trabalhar com a ideia de um destino, três diferentes países.
O acordo entre os prefeitos foi selado em um local simbólico: o Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, próximo à Ponte da Integração, como expressão do desejo de aproximar cada vez mais as ações dos três países em prol do turismo regional. Os municípios da região são unidos ainda pelas pontes da Amizade entre Brasil e Paraguai e Tancredo Neves entre Brasil e Argentina.
Além dos atrativos como Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional e Marco das 3 Fronteiras, a região dispõe de três aeroportos internacionais. Um dos modelos de integração aeroportuária pode ser o EuroAirport, ou Basel-Mulhouse-Freiburg, que é utilizado pelas cidades de mesmo nome na fronteira tríplice entre Suíça, Alemanha e França.