Diante dos graves problemas de gestão na prefeitura, vários partidos se uniram e oficializaram a candidatura de Paulo Mac Donald, do Progressistas, a prefeito de Foz do Iguaçu. O nome foi aclamado em uma grande convenção que reuniu aproximadamente 1.500 pessoas, nas dependências do Hotel Recanto Cataratas, na noite de sexta, 2 de agosto.
Paulo é candidato pela coligação “Viva Foz do Iguaçu” na aliança pela reconstrução da cidade com os partidos Progressistas, Podemos, Mobiliza, Agir e Avante.
A ata da convenção segue aberta até o dia 5 para definição do nome do vice, novas composições e a lista final dos candidatos a vereador.
Em pronunciamento, Paulo destacou a demonstração de apoio e a força de mobilização comprovada na convenção. “É a disposição que o povo tem de mudar o que está aí e fazer as coisas funcionarem. Junto com os nossos candidatos a vereador, vamos resolver os problemas dos cidadãos. Vamos enfrentar isso, vamos para a luta. Não desisto e não me entrego enquanto essa cidade não for boa para o seu povo em tudo, em todos os setores!”, disse.
No ato, lembrou de quando foi prefeito e elevou a educação para os primeiros lugares no IDEB em nível de Brasil sendo o primeiro lugar uma de Foz e outras duas entre as cinco melhores; e no Paraná as primeiras cinco posições todas de Foz. “Naquela oportunidade (2011), fizemos na educação e agora vamos transformar também a saúde como a melhor do Brasil”, anunciou citando que pretende acabar com as filas de espera e implantar convênios com farmácias próximas das unidades de saúde para entrega de remédios gratuitos até às 22h.
Leia também
Dentre outras transformações como incentivo a empreendedores, produção local e a geração de oportunidades para o desenvolvimento da economia, Paulo afirmou que outra meta será implantar o sistema de ensino integral para todas as crianças de 6 meses aos 10 anos. “As mães vão poder realizar suas atividades e se realizar na vida profissional deixando os filhos nos CMEIs e nas escolas com toda a estrutura necessária.”, disse.
Grande representatividade
Mesmo com uma apertada agenda pelo Paraná, importantes líderes dos partidos prestigiaram a convenção, dentre eles, o deputado federal e secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o representante do Avante, Tércio Albuquerque; o deputado federal Vermelho; o presidente do Progressistas de Foz, deputado estadual Matheus Vermelho; a presidente do Podemos de Foz, Bibiana Orsi; o presidente do Mobiliza, Ortêncio Castilha; e o presidente do Agir, Wellington Bertol.
O deputado federal Ricardo Barros afirmou que houve um esforço do deputado estadual Matheus Vermelho para criar uma candidatura forte, com partidos aliados. Disse que Paulo “já demonstrou a capacidade administrativa e a sensibilidade com a população vendo os problemas e aplicar a solução. É isso que as pessoas querem!”.
A melhor opção
Para o deputado federal Vermelho, o ex-prefeito Paulo Mac Donald é a melhor opção para a cidade voltar a sorrir. Reforçou que manteve o compromisso de apoio ao nome para vencer as eleições e assumir a prefeitura a partir de 2025. “Não cedemos à pressão, não mudamos o nosso caráter e a nossa palavra”, declarou. Vermelho acrescentou que “não é Curitiba nem Brasília que vai escolher o prefeito e sim os eleitores de Foz do Iguaçu que tem a capacidade de ver e entender o que é melhor para a cidade!”.
Bibiana Orsi, do Podemos, acrescentou: “Para quem pensa que Foz do Iguaçu é terra de forasteiros, é chegou a hora de colocar na prefeitura quem é capaz de fazer com que a cidade se revigore”. E completou: “O melhor prefeito que essa cidade já teve vai voltar. Essa certeza é porque o nosso exército aumentou e o povo está mais carente e disso envolve não só o bem estar, mas também o futuro dos filhos”.
Preparado para governar
O deputado estadual Matheus, disse que o sucesso da convenção retrata o que a população deseja: “a reconstrução da nossa cidade e o Paulo é o mais preparado para governar e cuidar das pessoas. Tivemos a honra de recebê-lo em nosso partido e vamos ajudá-lo em Curitiba e Brasília nessa missão porque ele já provou a capacidade, fez e vai fazer mais, pois a cidade precisa!”.
Ortencio Castilha, do Partido Mobiliza, citou o sentimento sufocado da população que desde as últimas eleições queriam o Paulo prefeito. “E agora chegou a oportunidade de sacramentar essa vitória do povo que ficou entalada. A cidade sabe que o Paulo não é demagogo nem mentiroso e sim o mais preparado e capaz de fazer essa transformação!”.
Wellington Bertol, do Partido Agir, finalizou: “Essa é a eleição da mudança porque muitas áreas da nossa cidade estão abandonadas. São mudanças que o Paulo é capaz de fazer por ter sido e sempre será o melhor prefeito de Foz do Iguaçu”.