Dia 20 de outubro é último prazo para reformas ou pintura de túmulos; Limpeza será permitida até a tarde do dia 1º de novembro
Faltando 25 dias, já começaram os preparativos dos cemitérios para as celebrações de Dia de Finados (2 de novembro) em Foz do Iguaçu. A Camis Assessoria e Serviços Funerários, empresa responsável pela administração das estruturas, já definiu algumas datas importantes para quem deseja dar uma atenção especial a um ente querido que já partiu. A limpeza de túmulos está prevista até o dia 20 de outubro, destaca Ronildo Pimentel, no GDia.
O Dia dos Finados é parte de uma celebração de três dias, que inclui o Dia de Todos os Santos (1º de novembro), a Noite de Todos os Santos (All Hallow Eve celebrada no dia 31 de outubro também conhecida como Halloween) e o Dia dos Finados, dedicado à lembrança dos mortos. As três datas de celebração são conhecidas como um tridum, ou uma celebração que dura por um período de três dias.
De acordo com o Felipe de Souza Santos, gerente operacional da Camis, a partir do dia 20 (domingo), a empresa irá executar algumas benfeitoria nos cemitérios de Foz do Iguaçu. Este trabalho, ainda segundo ele, não terá custo aos familiares dos mortos. “Pinturas e a manutenção da capela ou jazigo não terá custo”, disse.
“Entretanto, pedimos aos usuários que destinem corretamente os resíduos”, alertou Felipe Santos. De acordo com ele, é preciso muito cuidado onde forem depositados materiais como latas de tintas, panos, esfregões, entre outros.
“Esta preocupação é um dos motivos de determinarmos data limite para limpeza”, ressaltou. Apesar do prazo para executar reformas nos túmulos, a limpeza dos mesmos será permitida até na tarde do dia 1º de novembro.
De acordo com o gerente, haverá custos em algumas reformas que envolvam o consumo energia elétrica, água e utilização de caçamba. Neste caso, o valor cobrado será de R$ 178,59. Já as reformas pequenas como revestimentos, grafiato, textura, entre outras, o valor será de R$ 110,92.
Projeção
A expectativa este ano, é superar os 35 mil que foram aos cinco cemitérios públicos existentes em Foz do Iguaçu no Dia de Finados do ano passado. A estratégia ainda não foi definida, informou Felipe Santos. Mas a intenção é, a exemplo do feriado em 2018, reforçar a equipe, permitindo assim que os responsáveis pelos jazigos possam pagar as taxas anuais durante a visita.
A preocupação da Camis, segundo o gerente de operações, é deixar tudo pronto até o dia 2 de novembro. Isto porque, as pessoas não deixam de prestar suas homenagens, mesmo com chuva. A empresa ainda não definiu a estratégia, mas no Dia de Finados os cemitérios terão horário especial para visitação.
Também não foram definidos os horários em que serão realizadas as celebrações religiosas. Quem precisar de informações sobre documentos, pode procurar a secretaria do Cemitério São João Batista, a partir das 8h.
Foto: Roger Meireles