A especialização em Educação do Campo oferecida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus Foz do Iguaçu contribuiu expressivamente para que a Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antônio Sampaio, localizada na área Rural II do bairro Alto da Boa Vista, em Foz do Iguaçu, fosse classificada em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, alcançando uma impressionante nota de 8,8.
A especialização proporcionou não apenas a qualificação dos professores, mas também a realização de atividades de pesquisa e visitas a instituições como Unioeste, Universidade Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Instituto Federal do Paraná (IFPR), despertando nos alunos um interesse crescente pela educação superior. Além disso, a escola se destaca pelo forte envolvimento da comunidade escolar em ações voltadas para a melhoria do ensino.
A diretora da escola, Sônia Regina de Freitas, enfatiza o valor dessa formação: “Através da especialização em Educação do Campo ofertada pela Unioeste, nossos professores tiveram a oportunidade de pesquisar com mais aprofundamento sobre a educação do Campo, sua importância na nossa sociedade e a importância da sua cultura e seus costumes na construção da aprendizagem dos alunos. Dessa forma, entendemos a grandiosidade e responsabilidade em nos manter totalmente comprometidos para melhorar a qualidade de ensino dos nossos alunos e, por consequência, o alcance desse índice”, explica.
Com uma equipe composta por 11 professores, além de merendeiros, estagiários e agentes de apoio, a escola atende turmas do Infantil do 1° ao 5° ano. Oferece aulas de inglês para alunos do 4° e 5° ano uma vez por semana, além de uma estrutura de alimentação escolar que inclui merenda na chegada, intervalo e almoço para os alunos do contraturno.
O forte vínculo entre a escola e a comunidade, onde a maioria das famílias vive da agricultura familiar, é um dos pilares do sucesso da escola. Esse engajamento se manifesta nas reuniões escolares e nas estratégias de aprendizagem, bem como na participação mensal da escola como ponto de atendimento médico para os moradores.
Para o coordenador da especialização em Educação do Campo da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, Prof. Dr. Fernando José Martins, o curso oferecido foi uma formação continuada efetiva. “Acompanhando a escola por vários anos, onde nunca foi o objetivo de atingir determinada meta ou que envolvesse índices. Mas, acreditamos que toda formação continuada quando oferecida de forma sistematizada, trazendo conhecimento para os professores e colaborando com o desenvolvimento pleno das capacidades educativas de toda a escola”, afirma.