Encontro de três dias promove troca de experiências entre as gigantes Itaipu e Três Gargantas

WhatsApp
Facebook

O workshop, que acontece na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), trata de temas como operação, manutenção, meio ambiente e segurança de barragem

As duas maiores usinas hidrelétricas do mundo terão três dias de troca de experiência, nesta semana. Profissionais brasileiros e paraguaios da Itaipu Binacional e 20 representantes da Companhia de Três Gargantas da China (Three Gorges Corporation) se encontram para uma série de workshops nestas quarta (9), quinta (10) e sexta-feira (11), para falar sobre operação, manutenção, meio ambiente e segurança de barragem.

O encontro, que ocorre na Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), é resultado de acordo de cooperação técnica celebrado em 2017 entre as duas instituições. O primeiro intercâmbio ocorreu em setembro do ano passado, quando uma equipe de Itaipu esteve em Yichang, na China, onde está instalada a usina de Três Gargantas. Juntas, as duas hidrelétricas – a do Brasil e Paraguai e a chinesa – somam uma capacidade instalada de 36.400 MW.

A abertura foi na manhã desta quarta-feira (10) no Auditório Integração, no Centro de Educação Corporativa da Itaipu. A comitiva chinesa foi recebida pelo diretor técnico executivo da Itaipu, Celso Torino, que deu as boas-vindas em nome da empresa e do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna.

“A relação entre Itaipu e Três Gargantas é de longa data. Há 12 anos participamos dos primeiros encontros entre as duas hidrelétricas”, disse Torino. “E, há quatro anos, temos nos encontrado no Hydropower Europe, que reúne as maiores hidrelétricas do mundo. Esta troca de informações e experiências é muito benéfica para todos nós.”

O vice-presidente executivo da CTG, Guan Jielien, falou sobre as novas hidrelétricas construídas no Rio Yangtze, integrantes do complexo de usinas da empresa, que tem negócios em 40 países. “Itaipu foi a primeira grande hidrelétrica do mundo e, há dez anos, Três Gargantas vem aprendendo muito com vocês. Itaipu e Três Gargantas são exemplos para o mundo.”

Após a cerimônia de abertura, o diretor técnico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Rafael Deitos, apresentou a área de atuação do parque, que é voltado para setores como agronegócio, energia, segurança de barragens, turismo e cidades sustentáveis. Em seguida, a engenheira Renata de Biasi Tufaile, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira, fez um panorama sobre a Itaipu, responsável pelo abastecimento de energia de 15% do Brasil e de 91% do Paraguai, em 2018.

Os visitantes chineses fizeram uma visita ao PTI, onde conheceram programas como o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse) e o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragem (Ceasb). Depois, partiram para uma visita técnica à barragem de Itaipu.

Troca de experiências trinacional

Ao longo destes três dias, serão feitos doze workshops entre chineses, brasileiros e paraguaios. As sessões foram separadas em dois grupos: um sobre Operação e Manutenção, e outro sobre Meio Ambiente e Segurança de Barragem. Ao final do último dia, na sexta-feira (11), os dois grupos vão se reunir para debater as conclusões do workshop.

A CTG
A holding CTG controla várias usinas no país asiático, entre elas, Três Gargantas, que tem a maior capacidade instalada do planeta, com 22.400 MW; Itaipu, com 14.000 MW, é a recordista mundial de produção de energia anual (conquistado em 2016) e acumulada (2,6 bilhões de MWh).

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *