Equipes da Polícia Rodoviária Federal realizaram uma operação no trevo de acesso à aduana entre Foz e Puerto Iguazú, na Argentina, para combater a atuação de falsos guias de turismo, que vem agindo há algumas semanas na região.
Quase sempre em motocicletas, os suspeitos exibem crachás e usam de uma lábia convincente para abordar turistas, especialmente os que ingressam no Brasil. Os suspeitos oferecem serviços de condução e auxílio para a localização dos pontos turísticos da fronteira.
Vários veículos e pessoas foram abordados pelos agentes, que verificaram documentos pessoais e dos respectivos meios de condução. Conforme a chefe da delegacia da PRF em Foz, Luiza Lux, várias irregularidades foram identificadas e a atividade clandestina seguirá sendo monitorada.
Leia também
“Um motociclista foi abordado pelos policiais, mas neste caso foi identificado apenas o exercício irregular de profissão, ele estava se passando por guia de turismo. Já em outros casos foram identificadas também ameaças e extorsão. Por esse motivo nós resolvemos realizar uma operação grande, para que pudesse ser efetivado um maior número de abordagens”, explicou.
O falso guia identificado na operação foi orientado, assinou um termo circunstanciado e foi liberado. A PRF solicita o apoio da população para identificar outros suspeitos que estejam atuando de forma ilegal, causando transtornos aos moradores e visitantes de Foz. Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelo telefone 191.