O primeiro debate entre candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu, promovido pela TV Tarobá na noite desta quarta-feira (21), ficou marcado por um projeto de Zé Elias (União Brasil), que é a implantação da tarifa zero para todos os usuários do transporte coletivo. “Já está na minha proposta de governo a tarifa zero. E de onde virá esse recurso?”, indagou Zé Elias, que demonstrou como irá fazer.
“Não se mexe no orçamento de Foz do Iguaçu sem saber de onde vêm os recursos. Então, o transporte tarifa zero será custeado com o fim dos cargos comissionados. Quando os prefeitos vêm, já começam a montar um novo esquema de conchavos. A partir da minha chegada, haverá o mínimo possível de cargos comissionados, e com isso teremos os recursos necessários”, ressaltou.
Os cargos comissionados, de acordo com Zé Elias, serviram em todas as gestões passadas especialmente para comprar apoio na Câmara de Vereadores e atender os cabos eleitorais. “A população está cansada desta prática”, ressaltou o candidato do União Brasil.
Leia também
“Precisamos que os vereadores fiscalizem o Executivo. E não é comprando os vereadores com cargos que isso acontece. Não vou contratar mais que 20% dos cargos comissionados que temos hoje para fazer funcionar a prefeitura e valorizar o funcionário de carreira. Precisamos avançar”, completou Zé Elias.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu mantém aproximadamente 300 nomeados nos chamados cargos em comissão, que não precisaram passar por concurso público. O custo desses cargos comissionados é de cerca de R$ 30 milhões ao ano.