A ampliação no horário de atendimento das unidades básicas de saúde (UBS) é um dos compromissos do candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, Sâmis 45.
Em conversa com moradores da região da Vila C nesta semana, ele apresentou estas e outras propostas para o setor em resposta a uma série de reclamações da comunidade, como a demora na marcação de consultas, a falta de médicos e medicamentos nas UBSs.
“Vamos ampliar o horário das unidades até as 23h, porque a UBS voltará a ser a porta de entrada da saúde, para não sobrecarregar UPAS e o Hospital Municipal”.
“Teremos um clínico geral, um ginecologista e um pediatra à disposição dos moradores e uma consulta não vai demorar mais de três dias para ser marcada”, afirmou o candidato.
Remédio em casa
Dentro do Plano de Governo também está prevista a implantação do Programa Remédio em Casa, assegurando a entrega de medicamentos e assistência farmacêutica para melhorar o acesso e adesão ao tratamento, especialmente de pacientes idosos e pessoas com doenças crônicas.
Leia também
Sâmis também pretende reimplantar a Fábrica de Medicamentos Municipal, que existiu durante a sua gestão como prefeito de Foz do Iguaçu, para atender a demanda da população, promovendo a autossuficiência e reduzindo custos com a aquisição de medicamentos. “Vamos garantir o fornecimento contínuo de medicamentos essenciais por meio de parcerias público-privadas. Não vamos deixar a população sem remédios”, garantiu.
Cirurgias eletivas
Outra proposta do candidato é zerar a fila de espera das cirurgias eletivas, que hoje chega a 14 mil pessoas. “Vamos realizar convênios com hospitais de Foz e região para acabar com a fila das cirurgias, que ficou represada durante a pandemia da Covid-19”, lembrou Sâmis.
O candidato também vai implantar a telemedicina nos ambulatórios de especialidades e criar um sistema de hospital-dia para pequenas cirurgias, melhorando o acesso a especialidades e a eficiência no atendimento.
Siga Sâmis 45 nas redes sociais
https://www.instagram.com/samisfoz
https://www.facebook.com/samisfoz