Em reunião com a diretoria da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), na tarde de quarta-feira (04), o candidato a prefeito Sâmis45 e o vice, Fernando Maraninchi assumiram o compromisso de criar uma Unidade de Saúde Escola no campus da universidade, em Foz do Iguaçu.
O projeto de extensão do curso de enfermagem existe há algum tempo, mas precisa do apoio do Poder Público para ser concretizado. Ele funcionaria como um espaço modelo de atendimento à população e laboratório para os estudantes da área da saúde.
“A Unioeste entra com o terreno e a prefeitura auxilia na construção deste espaço. Professores e estudantes da universidade vão atuar neste local, e o Poder Público colabora com subsídios. É um projeto inovador, que permite um atendimento humanizado à população e uma vivência, no campo de estágio, aos futuros profissionais da área da saúde”, comentou Sâmis.
A universidade tem hoje 13 cursos de graduação, 4 cursos de mestrado e 1 de doutorado, com mais de 2.300 alunos.
Parcerias
Outros projetos da Unioeste em parceria com a prefeitura serão mantidos na gestão de Sâmis e Fernando, entre eles o de Qualificação Multiprofissional em Assistência Hospitalar, que acontece dentro do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. O projeto visa fortalecer a formação profissional e aprimorar a qualidade dos serviços de assistência prestados à comunidade.
Leia também
A iniciativa é voltada para profissionais de diversas áreas da saúde, como enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, assistente social e estudantes de graduação.
Outros convênios existentes são a Pós-graduação em Psicologia na Saúde Pública, onde os alunos atuam nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) e o cursinho pré-vestibular para estudantes de baixa renda, com aulas ministradas no campus da Unioeste, em escolas da Rede Municipal e Centros de Convivência.
“Além de manter essas parcerias, vamos ampliar projetos, voltados à capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. Apresentamos esta proposta à direção da Unioeste e ela foi muito bem aceita”, adiantou Fernando Maraninchi.
A Unioeste também apresentou outras demandas aos candidatos, como o prolongamento da Avenida Paraná para facilitar o deslocamento e acesso de servidores e alunos até o campus, localizado no Jardim Universitário.