Durante entrevista para o Diário de Foz, em colaboração com o Blog do jornalista Esmael Morais, Zé Elias, candidato à prefeitura pelo União Brasil, colocou como sua principal bandeira cortar 80% dos cargos comissionados e redirecionar os recursos para investimentos públicos.
Os cargos comissionados, conhecidos também como “cargos de confiança”, são posições temporárias dentro dos órgãos públicos que podem ser preenchidos sem execução de concurso. Isso, segundo Zé Elias, favorece acordos políticos, prejudica o plano de carreira de funcionários concursados e atrapalha o funcionamento da prefeitura ao indicar cargos políticos para pessoas que não possuem formação ou experiência no setor público.
Com o corte dos cargos comissionados, o candidato prevê uma economia de 25 a 30 milhões de reais no orçamento, os quais ele pretende redirecionar para melhorias no transporte público, com a possibilidade de implantação da tarifa zero, e para a construção de um restaurante popular.
As sabatinas com os candidatos à prefeitura de Foz do Iguaçu são uma iniciativa conjunta do Diário de Foz e do Blog do Esmael. Confira as entrevistas que já foram publicadas:
Nascido em Castro, Paraná, José Elias Castro Gomes reside em Foz do Iguaçu há 25 anos. Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, foi administrador do Colégio Semeador por 20 anos, diretor de Relações Institucionais do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) e secretário municipal de Transparência e Governança entre 2021 e 2022.
Na sabatina, Zé Elias também abordou propostas para saúde, educação, moradia e cultura, enfatizando a importância do investimento público para alcançar melhorias nesses setores e no bem-estar da população.
“Eu defendo e vou continuar defendendo a redução de 80% dos cargos comissionados”, disse.
Confira a entrevista na íntegra abaixo: