ICMBio promove dois cursos de planejamento e manejo de trilhas sustentáveis no Parque Nacional do Iguaçu

Equipes do instituto e da concessionária Urbia Cataratas participaram da ação
WhatsApp
Facebook

O Instituto Chico Mendes de Conservação, gestor público do Parque Nacional do Iguaçu, realizou dois cursos de planejamento e manejo de trilhas sustentáveis. O primeiro foi entre os dias 2 e 6 de setembro, contando com a participação de servidores do ICMBio e da Urbia Cataratas. Entre as equipes envolvidas estavam a de manutenção e manejo de trilhas e também o time de sustentabilidade da concessionária.

Entre os dias 16 e 20 de setembro, o ICMBio promoveu o segundo curso, que foi a primeira edição do Curso de Planejamento e Manutenção de Trilhas Sustentáveis, voltado para mulheres. Para esse curso, foram reunidas 24 mulheres, entre elas servidoras, agentes temporárias ambientais e colaboradoras que atuam em diferentes categorias de unidades de conservação do Brasil.

O primeiro curso abordou temas essenciais para a implantação do sistema de trilhas do Parque Nacional do Iguaçu, alinhado com as melhores práticas adotadas internacionalmente com vistas à sustentabilidade das trilhas. No momento de colocar em prática o aprendizado, foi iniciada uma parte do novo Circuito São João, localizado no Polo Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Circuito São João – A revitalização desse espaço, onde foi construída a primeira usina hidrelétrica da Região Oeste do Paraná, a Usina São João, que forneceu energia elétrica para o parque entre os anos de 1942 e 1983, está em fase inicial. A proposta da Urbia Cataratas, em conjunto com o ICMBio, é aproveitar a importância e a beleza dessa estrutura histórica para uma visitação turística sustentável, confortável e segura.

Leia também

Já o segundo curso, específico para mulheres, foi marcado pela troca de experiências entre as participantes, por serem de diferentes lugares do país. Seguindo a programação do evento, foram realizadas práticas de campo e aulas teóricas. Entre os temas fundamentais abordados, estavam: ferramentas de planejamento, classificação e caracterização de diferentes trilhas, técnicas de sinalização, de abertura e de manutenção de trilhas.

Crédito das fotografias: ICMBio

Mais informações
[email protected]
www.cataratasdoiguacu.com.br

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *