Crianças especiais, cuidados que fazem diferença

A cárie dentária é uma das doenças bucais mais comuns entre crianças com alguma deficiência
WhatsApp
Facebook
Dra Christiane H T Richa alerta para os cuidados odontológicos com crianças especiais (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

Por Christiane H T Richa

Pacientes especiais requerem cuidados odontológicos personalizados e com profissionais aptos para tais procedimentos. Essas crianças enfrentam no seu dia a dia muitas dificuldades físicas, motoras e de relacionamento, que a impedem de diariamente cumprir com atividades que exigem habilidades manuais finas como a higiene bucal.

Além disso, medicamentos utilizados por esses pacientes especiais com algumas condições médicas agregadas para controlar convulsões ou espasmos musculares, reduzem a salivação propiciando o aparecimento frequente de cáries.

A cárie dentária é uma das doenças bucais mais comuns entre crianças com alguma deficiência. Tarefas que envolvem precisão e coordenação como é o caso de escovar os dentes, usar fio dental, podem resultar em uma escovação inadequada, facilitando o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, o desenvolvimento de cáries e doenças gengivais.

Normalmente essas crianças contam com ajuda de cuidadores, sejam pais, familiares ou profissionais, os quais desempenham um papel de suma importância na manutenção da saúde bucal dos mesmos. Eles monitoram a higiene, auxiliam na escovação e na alimentação, que não deve ser cariogênica. e também garantem o acompanhamento odontológico regular. O suporte adequado por parte dos cuidadores irá prevenir muitos problemas bucais antes que se tornem graves.

Dra Christiane H T Richa alerta para os cuidados odontológicos com crianças especiais (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

Por esses motivos a prevenção sempre será o melhor, abaixo estão algumas dicas:

-Uma alimentação livre de açucares, prefira alimentos ricos em fibras, frutas, vegetais e laticínios. Ingestão de agua frequentemente ajuda a manter os dentes limpos.

-Visitas regulares ao dentista irão auxiliar na detecção de problemas em fase inicial. Mas procure um profissional experiente no atendimento a pacientes especiais.

-Aplicação de fluor e avaliação anual de selantes nos dentes posteriores

-Utilizar escovas adaptadas que possuem cabos maiores e cerdas especiais que facilitam a limpeza, mesmo para aqueles com limitações motoras.

Dra Christiane H T Richa
CRO 10402

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *