Hospital de Foz do Iguaçu celebra um ano do Projeto Missão Canina. Veja fotos!

WhatsApp
Facebook

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, celebrou no último sábado (12), um ano do Projeto Missão Canina, que leva cães terapeutas para auxiliar no tratamento de pacientes internados nas alas de pediatria e psiquiatria. A data foi marcada com uma festa especial em comemoração também ao Dia das Crianças, na brinquedoteca da unidade hospitalar.

A implantação do Missão Canina só foi possível com a ajuda do projeto Dr. Patinhas, que desde 2015 realiza a Terapia Auxiliada por Animais em Foz. “O ambiente hospitalar ganhou um novo contexto, comprovando que a presença dos pets traz enormes benefícios, tanto para o setor da pediatria como para os pacientes da ala psiquiátrica”, afirma a enfermeira Michele Hortelan, supervisora do setor da Qualidade da instituição, e idealizadora do projeto.

Hoje, o Missão Canina integra a política de Humanização do Hospital Municipal. O projeto também contou com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), dentro do que determina a lei que permite a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais.

Segundo Amanda Braz Ramires, responsável e idealizadora do projeto Dr. Patinhas, essa foi a primeira vez na história de Foz que um hospital aceitou incluir os animais no tratamento dos pacientes.

“Um projeto único e pioneiro na cidade, que tinha muitos estigmas, mas vem acontecendo sem nenhum relato de prejuízos aos pacientes, pelo contrário, já nos foi relatado que muitos usuários saíram de uma crise ou tentativa de suicídio motivados a seguir o tratamento para cuidar de seus animais em casa”, contou Amanda.

“Crianças que se motivaram a seguir o tratamento para receber a visita dos nossos cães aos sábados, pacientes tidos como agressivos que expressaram afeto com os animais e conosco durante as visitas, pacientes que não precisaram ser medicados para dor e febre após a nossa visita”, detalha.

O diretor-presidente do HMPGL Sergio Fabriz, ressalta que a felicidade que se vê no olhar das crianças e adultos é impressionante. “Trata-se de um incentivo a todos nós, indicando que estamos no caminho certo, assumindo um programa de humanização, como um processo de construção participativa e no respeito e valorização do ser humano que cuida”.

O Dia das Crianças foi realizado pela Comissão de Humanização do Hospital Municipal em parceria com o grupo Risoterapia. Cerca de 15 pacientes participaram das atividades, com distribuição de brinquedos, lanches e bolo para os animais.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *