Faltando pouco mais de um mês para o pleito do dia 22 de novembro, a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vem esquentando o debate sobre a próxima diretoria da subseção de Foz do Iguaçu. Duas chapas, a “Algo Novo – OAB Democrática” e a “XI de Agosto”, já estão inscritas para definir quem será o sucessor, ou sucessora, do advogado Vitor Hugo Nachtygal. Três chapas estão inscritas para direção da OAB Paraná, cuja sede é em Curitiba. O procedimento segue aberto até às 18h do próximo dia 23 (quarta-feira).
De acordo com edital, as eleições das diretorias e conselhos da seccional e das subseções para o triênio 2025/2027 serão dia 22 (sexta-feira), com votação em plataforma digital das 9h às 17h. O pleito está previsto nos termos dos artigos 63 e seguintes da Lei nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB), dos artigos 128 e 137-C do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB e ainda do Provimento 222/2023, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB).
No Paraná, existem 49 subseções ou conselhos subvencionais da OAB. O voto é obrigatório e está previsto nos termos do artigo 26 do Provimento nº 222/2023 do CFOAB, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, sendo facultativo para maiores de 70 anos. Para exercer o direito ao voto, o advogado ou advogada deve estar com débitos quitados até às 18 do dia 23 de outubro, quando termina o prazo para inscrições de chapas.
Leia também
O atual mando da OAB, Subseção de Foz do Iguaçu, tem como presidente Vitor Hugo Nachtygal e vice-presidente Vanessa das Neves Picouto. A diretoria também inclui Fábio Alexandre Sombrío como Secretário-Geral, Ana Paula Niedzieluk Lisboa (Secretária Geral Adjunta) e Thaise Vieira Thome Werri como Diretora da Tesoureira. As chapas inscritas são formadas por 30 integrantes entre diretores e conselheiros titulares e suplentes.
Contexto
A atual vice-presidente da OAB de Foz do Iguaçu, a advogada Vanessa das Neves Picouto, é candidata a presidente pela chapa Algo Novo – OAB Democrática, tendo como vice-presidente André Eyng. A chapa é formada ainda por Isadora Minotto Gomes Schwertner para Secretária-Geral, Patrícia da Jornada Pivoto (Secretária-Geral Adjunto) e Odilon Aramis Mentz da Silva, para a Diretoria de Tesouraria.
A chapa de oposição, denominada XI de Agosto, tem como presidente o advogado Rogerio Oscar Botelho e vice-presidente a advogada Lissandra Espinosa de Mello Aguirre. O grupo é formado ainda por Márcia Cristina Arlindo Manenti para Secretária-Geral, Sérgio Luiz Candil (Secretário-Geral Adjunto), e Thaynã Davilla Savio para a Diretoria de Tesouraria.
Uma das novidades da chapa é a criação de duas novas diretorias, a de Prerrogativas cujo titular será Rafael Baumgartner e a da Jovem Advocacia, que terá como diretora Carolina Alves Ritchie
Estadual
Três chapas – XI de Agosto, OAB Democrática e Pela Ordem, já estão inscritas para formar a nova diretoria da OAB do Paraná. A XI de agosto terá como presidente Luiz Fernando Casagrande Pereira e como vice-presidente Graciela Iurk Marins. Para os demais cargos os candidatos são Adriana D’Ávila Oliveira (Secretária-Geral), Eder Fabrilo Rosa (Secretário-Geral Adjunto) e Mauro Joselito Bordin (Tesoureiro).
A OAB Democrática tem como candidato a presidente Marlus Heriberto Arns de Oliveira e vice-presidente Luara Soares Scalassara Munhoz. Os demais postulantes são Luciana Souza Fante (Secretária-Geral), Thiago Oliveira Agustinho (Secretário-Geral Adjunto) e Antonio Leandro da Silva Filho (Tesoureiro). A Pela Ordem tem como presidente Flavio Pansieri e Elizandro Marcos Pellin para vice-presidente. Os demais integrantes são Elise Aparecida de Medeiros (Secretária-Geral), Rafaela Almeida Nobles (Secretária-Geral Adjunto) e Joaquim Miro (Tesoureiro).