CER IV reúne mulheres para falar sobre câncer de mama

WhatsApp
Facebook

O Centro Especializado em Reabilitação Doutor José Carlos Azeredo (CER IV) promoveu na manhã desta quarta-feira (23) uma roda de conversa com pacientes e familiares para falar sobre promoção, prevenção e tratamento do câncer de mama. A atividade, em alusão ao “Outubro Rosa”, integrou mais de cinquenta pessoas, dentre elas, mulheres que superaram o câncer e hoje fazem parte do grupo de apoio “VemCER”.

A roda de conversa foi conduzida pela médica radiologista Jennifer Fronza e pela nutricionista Lucineia Schons. Na pauta, a importância do autocuidado e da alimentação saudável para prevenção do câncer de mama. Informações sobre a doença, o tratamento e os desafios para a superação do câncer também fizeram parte do encontro. A manhã foi marcada por bastante interação das pacientes. Enquanto umas extraíam dúvidas a cada informação, outras compartilhavam experiências sobre a trajetória de luta contra o câncer.

“Superou muito a nossa expectativa e as mulheres interagiram muito, mostrando o quanto é importante esses espaços para troca de experiência, informação e apoio entre as mulheres”, comentou a coordenadora do CER IV, Sheila Paião.

A servidora pública Hercília dos Santos era uma das participantes com uma história inspiradora de enfrentamento ao câncer. “Deus me deu três oportunidades e hoje eu estou bem, consigo lutar contra três tipos de câncer e fui muito bem acolhida pela família, no trabalho e aqui no CER IV, isso faz muita diferença na nossa vida”, expressou.

Desde agosto, Hercília integra o grupo “VemCER” destinado às mulheres mastectomizadas, que tiveram a remoção das mamas. O serviço é ofertado pelo CER IV e oferece atividades de fisioterapia, psicologia e apoio às mulheres. Atualmente o grupo conta com quinze pacientes.

A busca pelo conhecimento e pelo fortalecimento do apoio mútuo uniu as mulheres que frequentam os serviços do espaço. A professora aposentada Neide Pereira foi uma das que mais participou da roda de conversa. Ela possui deficiência visual e frequenta os serviços do espaço. “Foi um encontro muito bom que uniu as mulheres, trocamos informações e aprendemos muito. Acredito que o outubro rosa deve ser lembrado todo ano”, expressou.

Outubro Rosa

Todos os anos no Brasil cerca de 60 mil mulheres descobrem que são portadoras desta doença. Em Foz, 398 mulheres estão em tratamento contra o câncer no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, sendo que destas, 86 descobriram a doença no ano passado. A faixa de maior incidência é entre mulheres de 45 a 49 anos.

A boa notícia é que, graças aos métodos modernos de tratamento, o câncer de mama pode ser curável, desde que diagnosticado no início. Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde vem intensificando o acesso e sensibilizando a população para o autocuidado. A programação do Outubro Rosa está acontecendo nas unidades básicas de saúde, nas UPAs e nos serviços especializados com a realização de palestras e ampliação da oferta de exames preventivos.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *