A princesa da Dinamarca, Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid, foi recebida na manhã desta quinta-feira (24), em Foz do Iguaçu, pela primeira dama e secretária extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jerônymo Lima. O presidente da Câmara de Vereadores, Beni Rodrigues e representantes da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná também acompanharam à recepção, no Belmond Hotel das Cataratas.
A primeira dama deu as boas vindas à princesa logo após sua chegada à cidade, e também entregou algumas lembranças de Foz do Iguaçu: um livro contendo imagens dos atrativos turísticos da cidade, um quati de pelúcia e uma escultura de Tarobá (Lenda das Cataratas) feita em cabaça, uma planta ornamental muito utilizada no Brasil para a fabricação de cuia e instrumentos musicais.
No período da tarde, a princesa fará uma visita à Itaipu Binacional, onde será recebida pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.
Projeto Social
A princesa Benedikte veio ao Brasil oficialmente para a inauguração do Instituto Princesa Benedikte, com sede em Curitiba, na terça-feira (22). O instituto abrigará crianças e adolescentes da Associação Caminhos da Vida – Lar Dona Vera, entre zero a dez anos, retiradas da guarda dos pais pela Justiça, vítimas de maus-tratos, violência sexual ou outras vulnerabilidades.
No espaço, o instituto vai oferecer aulas de natação, futebol e balé, além de frequência diária na creche ou escola local com cuidados de assistentes sociais, psicólogas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.
Este é o primeiro projeto social dinamarquês no Brasil e está localizado na Rua Pedro Mossoline Gasparin, no bairro Santa Felicidade, na capital paranaense. Na segunda-feira (21), ela esteve em São Paulo, onde visitou a Fundação Dorina Nowill para Cegos, na Vila Clementino, Zona Sul da capital paulista. Lá ela conheceu um projeto de ensino pedagógico que utiliza peças de lego para alfabetização em braile.