O futuro secretário de saúde de Foz do Iguaçu, Fábio Melo, foi ouvido pela Rádio Cultura para falar sobre os planos para a nova gestão, que inicia no dia 1° de janeiro. Questionado sobre a superlotação nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento 24h), o secretário afirmou que uma das propostas para solucionar o problema é expandir o horário de atendimento das Unidades Básicas (UBS).
“Já faz parte do plano de governo do General a expansão dos horários de atendimento nas Unidades Básicas e a intenção é que tenha unidades maiores dentro dos bairros, dos distritos, que possam atender até mais tarde” pontuou. Ele destaca que a atenção básica deverá ser reforçada. “Precisamos fortalecer a atenção primária para que a pessoa que busque a unidade consiga sair com seu problema resolvido e não encaminhada para a UPA” afirmou.

Melo salienta também que o objetivo é ampliar o número de médicos nos horários de pico. “Nos horários de pico precisamos ter mais médico, a gente precisa fortalecer a atenção básica durante o horário comercial, para que tenha médicos atendendo as demandas da população e estender isso até mais tarde” explica.
O secretário ressalta que expandindo os horários das unidades básicas de saúde aliado com o Pronto Atendimento Municipal (PAM) que deve ser construído na região do Porto Meira, o problema deve ser minimizado. “Agora com a vinda desse PAM lá para o Porto Meira, tendo a UPA Walter e a UPA João Samek, a gente consegue estabelecer fluxos melhores dentro dos distritos” concluiu.